Brasil Food Trends
Mesmo com a crescente oferta de canais de vendas de alimentos no Brasil, os supermercados prosseguem como
referência do abastecimento dos lares brasileiros. Conforme estudo da Nielsen (3) sobre a estrutura do
varejo brasileiro, 65% da população se abastece nos supermercados e 35% em outros canais. Se forem
considerados os autosserviços alimentares, a representatividade é ainda maior, chegando a
Capítulo 6. VAREJO O varejo de produtos alimentícios no Brasil compreende diversos tipos de
estabelecimentos de autosserviço, com destaque para os supermercados, mercearias e lojas de
conveniência. O Ranking Abras, estudo feito pela Associação Brasileira de Supermercados em
parceria com a Nielsen (1) , contabiliza 78.311 lojas no País. Pesquisa da Kantar World Panel, de 2009
(2) , mostra que, no canal supermercado, o gasto do consumidor com produtos em geral corresponde a,
aproximadamente, 75% de seu orçamento doméstico. 76%. O faturamento desse setor vem registrando
crescimen- tos sucessivos em ritmo bem próximo ao do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2008 e 2009, os
supermercados alcançaram a expressiva marca anual de 5,5 % de toda a movimentação da economia
nacional e, se mantiver o ritmo de crescimento, deverá superar 6% na próxima década,
ampliando ainda mais a sua representatividade em 2020. Joaquim Ferreira Sobrinho 145 BrasilFoodTrends2020
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