Brasil Food Trends

Mesmo com a crescente oferta de canais de vendas de alimentos no Brasil, os supermercados prosseguem como referência do abastecimento dos lares brasileiros. Conforme estudo da Nielsen (3) sobre a estrutura do varejo brasileiro, 65% da população se abastece nos supermercados e 35% em outros canais. Se forem considerados os autosserviços alimentares, a representatividade é ainda maior, chegando a Capítulo 6. VAREJO O varejo de produtos alimentícios no Brasil compreende diversos tipos de estabelecimentos de autosserviço, com destaque para os supermercados, mercearias e lojas de conveniência. O Ranking Abras, estudo feito pela Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a Nielsen (1) , contabiliza 78.311 lojas no País. Pesquisa da Kantar World Panel, de 2009 (2) , mostra que, no canal supermercado, o gasto do consumidor com produtos em geral corresponde a, aproximadamente, 75% de seu orçamento doméstico. 76%. O faturamento desse setor vem registrando crescimen- tos sucessivos em ritmo bem próximo ao do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2008 e 2009, os supermercados alcançaram a expressiva marca anual de 5,5 % de toda a movimentação da economia nacional e, se mantiver o ritmo de crescimento, deverá superar 6% na próxima década, ampliando ainda mais a sua representatividade em 2020. Joaquim Ferreira Sobrinho 145 BrasilFoodTrends2020

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