Brasil Food Trends

147 BrasilFoodTrends2020 espera-se que as redes adotem também estratégias de seg- mentação de formatos para atender vários públicos. Em relação ao tamanho e à localização das lojas, os investimentos nesse setor assinalam um futuro com lojas com- pactas e sortimento cada vez mais com foco nas preferências e hábitos de consumo da vizinhança. A população do entorno deverá “ditar” a oferta nas gôndolas. Contribui para isso a es- cassez de espaços nas grandes cidades, estimulando a super- valorização imobiliária e consequente redução do tamanho dos hipermercados e das lojas de grande porte. Conforme a Euromonitor (7) , com o aumento da concor- rência das cadeias varejistas, os pequenos estabelecimentos deverão também se organizar em redes para sobreviver ou, como alternativa, identificar nichos específicos nos quais po- dem se diferenciar em outras variáveis além do preço. Cons- cientes dessa realidade, diversas pequenas empresas de su- permercados de todo o Brasil têm se unido em redes denomi- nadas centrais de negócios, modelo iniciado há três décadas que ganhou forte impulso nos últimos cinco anos. Essas redes, de acordo com informações da Abras, somam mais de 3 mil lojas e faturam R$ 20 bilhões por ano. No campo da tecnologia, os supermercados terão de buscar constantemente a excelência, a exemplo de outros seg- mentos da economia, que não cessam de inovar, como o finan- ceiro, que atualmente vivencia um movimento crescente para a utilização de cartões de crédito e de débito. A tendência de afastamento do uso do dinheiro para pagamento de contas, por meio dos recursos da tecnologia digital, é identificada em estudo de uma universidade australiana (8) . Eis um passo para o futuro, pois novas tecnologias vêm sendo testadas para reforçar essa tendência. Empresas de cartões de crédito com atuação global testam os pagamentos por telefone celular, que, como outros tipos de pagamentos contactless (que não requerem assinatura ou digitação de se- nha), incorporam chips RFID ( Radio-frequency Identification ) para identificar o telefone do usuário e o número de sua conta bancária. No Brasil, a rede Visa, em parceria com a empresa Device Fidelity, desenvolve solução para pagamento por meio v a r e j o Fonte: Nielsen/Estrutura do Varejo Brasileiro (2) Q uadro 2 Brasil: evolução do número de lojas e habitantes por loja, no período de 1995 a 2008 (unidades e porcentagem) 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 1995-2008 604 656 682 688 730 757 787 799 865 873 876 881 887 892 208 206 200 201 192 187 182 187 175 171 177 179 180 182 8,6 4,0 0,9 6,1 3,7 4,0 1,5 8,3 0,9 0,3 0,6 0,7 0,6 47,7 -1,0 -2,9 0,5 -4,5 -2,6 -2,7 2,7 -6,4 -2,3 3,5 1,1 0,6 1,1 -12,5 Anos (1.000 unidades) (unidades) VAriAçÃo (%) VAriAçÃo (%) número de HABitAntes por loJA número de loJAs

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