Brasil Food Trends
149 BrasilFoodTrends2020 para consumo no lar 99,6% também se abastecem nos super- mercados, 78,4% no
porta a porta e 21,3% no cash & carry . 6.2. O VArEjO DE AlImEnTOS E A TEnDênCIA DE SAuDABIlIDADE E
BEm-ESTAr A tendência de saudabilidade e bem-estar também de- verá exigir mudanças nos
ambientes das lojas, para adequação ao estilo de vida saudável, com bastante rigor na higiene
e limpeza, iluminação e ventilação. O fornecimento de informa- ções sobre
valor nutricional, funcionalidades e propriedades dos alimentos relacionadas à saúde deverá
ser um serviço cres- cente nos supermercados, no sentido de orientar a compra dos consumidores.
Conforme um estudo do Institute for the Future, o varejo alimentar deve oferecer experiência de compra
em suas lojas, pela atribuição de valor ao mix de produtos, isto é, o consumidor perceber que
o supermercado oferece produtos saudáveis em um ambiente que proporciona bem-estar. Isso pode ser dar
por meio de sinalização, comunicação visual ou fornecimento de informações,
tanto na forma impressa quan- to em vídeo e recursos de tecnologia digital que permitirão o acesso
a sites informativos (10) . Conforme dados da Nielsen (9) , podem ser destacadas algumas categorias de
produtos que apresentaram maior cres- cimento relativo das vendas no período 2000-2008, tais como os
iogurtes, água mineral, cereais matinais, leite fermentado, v a r e j o Q uadro 3 Impactos da
tendência de sensorialidade e prazer no varejo de alimentos VAREJO 2020 impActos dA tendÊnciA de
sensoriAlidAde e prAZer PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS EXEMPLOS DE CATEGORIAS DE PRODUTOS QUE TERÃO A
PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR OS CANAIS DE VENDAS MAIS FREQUENTADOS AS LOJAS DO FUTURO Entretenimento,
lazer, festividades, ambientação, design / layout , comunicação visual, interatividade,
degustação, indulgência, variedade, personalização, especialidades, etnicidade
Água mineral, achocolatados em pó, queijos, sobremesa petit suisse , refeições
congeladas, refeições para consumo no local, produtos gourmet , sobremesas prontas, sucos prontos,
produtos hortifrutícolas Ambientes diferenciados e confortáveis, recursos para entretenimento (TV,
vídeos etc.), serviço de rotisseria, tecnologia digital para comunicação com clientes,
atendimento personalizado, mix de produtos sob medida, maior acessibilidade aos produtos fazendo uso da
convergência tecnológica (loja virtual e real) Supermercados, padarias, armazéns,
empórios, lojas de conveniência, lojas especializadas em hortifrutícolas
Elaboração: BFT 2020
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