Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 150 margarina, adoçantes, chás líquidos, complementos alimenta- res e café em pó. A categoria dos iogurtes, que já conquistou a preferência dos consumidores brasileiros como símbolo de produto saudável, deverá crescer ainda mais com as inovações que incorporem novas funcionalidades aos produtos. A expansão dos varejos alimentares, em cujo mix de pro- dutos predomina o apelo à saúde, já é uma realidade no Brasil. Cresce o número de lojas oferecendo produtos orgânicos, natu- rais, diets , lights , destinados aos consumidores adeptos de um conceito de vida impulsionado pela mídia e que buscam abolir açúcares e gorduras da sua dieta cotidiana. O exemplo da rede Whole Foods (www.wholefoodsmarket.com) , dos Estados Uni- dos, que fundamenta sua filosofia de atendimento na oferta de produtos com o apelo de uma vida saudável, com ambientação e informações abundantes, poderá se tornar um exemplo para o design de seções específicas nas lojas de redes, como tam- bém ser uma alternativa para as pequenas empresas que se posicionem nesse nicho de mercado. A oferta de produtos frescos e itens prontos para o consumo estará em sintonia com as tendências globais de ali- mentação saudável. De acordo com o estudo Future of Health & Welness in Food Retailing (10) , atualmente as pessoas estão mais atentas aos benefícios que suas escolhas de alimenta- ção podem trazer para a saúde. As descobertas da ciência no campo da saúde contribuem para revolucionar os hábitos alimentares e prolongar a vida. Nessa direção, a definição de valor dos alimentos vai além do sabor e do preço, uma vez que, interessados na saúde e no bem-estar, os consumidores diri- gem seu foco tanto para a prevenção de doenças quanto para a redução de custos com a saúde. Q uadro 4 Impactos da tendência de saudabilidade e bem-estar no varejo de alimentos VAREJO 2020 impActos dA tendÊnciA de sAUdABilidAde e Bem-estAr PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS AS CATEGORIAS DE PRODUTOS QUE SERÃO MAIS CONSUMIDOS OS CANAIS DE VENDAS QUE TERÃO A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR AS LOJAS DO FUTURO Saúde, nutrição, funcional, bem-estar, vegetarianismo, natural, orgânico, dietético, energético, relaxante Iogurtes, água mineral, cereais matinais, leite fermentado, adoçantes, chás líquidos, sucos prontos para consumo, bebidas à base de soja, leite fermentado, complementos alimentares, café em pó, produtos frescos, alimentos orgânicos, produtos diet e light , produtos hortifrutícolas Informações sobre valor nutricional e propriedades relacionadas à saúde, ambientes adequados ao estilo de vida saudável, ambientes higienizados, iluminação e ventilação naturais Supermercados, lojas especializadas em hortifrutícolas, lojas de suplementos alimentares, lojas de conveniência e cash & carry v a r e j o Elaboração: BFT 2020

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