Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 150 margarina, adoçantes, chás líquidos, complementos alimenta- res e
café em pó. A categoria dos iogurtes, que já conquistou a preferência dos consumidores
brasileiros como símbolo de produto saudável, deverá crescer ainda mais com as
inovações que incorporem novas funcionalidades aos produtos. A expansão dos varejos
alimentares, em cujo mix de pro- dutos predomina o apelo à saúde, já é uma realidade no
Brasil. Cresce o número de lojas oferecendo produtos orgânicos, natu- rais, diets , lights ,
destinados aos consumidores adeptos de um conceito de vida impulsionado pela mídia e que buscam abolir
açúcares e gorduras da sua dieta cotidiana. O exemplo da rede Whole Foods
(www.wholefoodsmarket.com) , dos Estados Uni- dos, que fundamenta sua filosofia de atendimento na oferta de
produtos com o apelo de uma vida saudável, com ambientação e informações
abundantes, poderá se tornar um exemplo para o design de seções específicas nas lojas de
redes, como tam- bém ser uma alternativa para as pequenas empresas que se posicionem nesse nicho de
mercado. A oferta de produtos frescos e itens prontos para o consumo estará em sintonia com as
tendências globais de ali- mentação saudável. De acordo com o estudo Future of Health
& Welness in Food Retailing (10) , atualmente as pessoas estão mais atentas aos benefícios que
suas escolhas de alimenta- ção podem trazer para a saúde. As descobertas da ciência no
campo da saúde contribuem para revolucionar os hábitos alimentares e prolongar a vida. Nessa
direção, a definição de valor dos alimentos vai além do sabor e do preço, uma
vez que, interessados na saúde e no bem-estar, os consumidores diri- gem seu foco tanto para a
prevenção de doenças quanto para a redução de custos com a saúde. Q uadro 4
Impactos da tendência de saudabilidade e bem-estar no varejo de alimentos VAREJO 2020 impActos dA
tendÊnciA de sAUdABilidAde e Bem-estAr PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS AS CATEGORIAS DE PRODUTOS QUE
SERÃO MAIS CONSUMIDOS OS CANAIS DE VENDAS QUE TERÃO A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR AS LOJAS DO
FUTURO Saúde, nutrição, funcional, bem-estar, vegetarianismo, natural, orgânico,
dietético, energético, relaxante Iogurtes, água mineral, cereais matinais, leite fermentado,
adoçantes, chás líquidos, sucos prontos para consumo, bebidas à base de soja, leite
fermentado, complementos alimentares, café em pó, produtos frescos, alimentos orgânicos,
produtos diet e light , produtos hortifrutícolas Informações sobre valor nutricional e
propriedades relacionadas à saúde, ambientes adequados ao estilo de vida saudável, ambientes
higienizados, iluminação e ventilação naturais Supermercados, lojas especializadas em
hortifrutícolas, lojas de suplementos alimentares, lojas de conveniência e cash & carry v a r
e j o Elaboração: BFT 2020
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