Brasil Food Trends

151 BrasilFoodTrends2020 6.3. O VArEjO DE AlImEnTOS E A TEnDênCIA DE COnVEnIênCIA E PrATICIDADE A busca pela conveniência e praticidade deverá in- tensificar-se nos próximos anos. Na lista de categorias com maior crescimento nas vendas desde o ano 2000 até 2009, conforme dados da Nielsen (9) , destacam-se aquelas reconheci- damente práticas, como pratos prontos congelados, pastéis e pizzas refrigerados, além de bolos industrializados em formato pequeno (monoporção), pães industrializados, molhos de to- mate, refrescos em pó e café solúvel. Na escolha do local de compra, o consumidor tenderá a definir a conveniência, além do tipo de canal de vendas de varejo, também pela variedade de produtos e serviços ofereci- dos em cada um deles, tais como as rotisserias, restaurantes e entregas de alimentos prontos ou semiprontos, entre outros. Considerando a falta de tempo dos consumidores para o prepa- ro de pratos in natura , nos grandes centros urbanos, a tendên- cia crescente será demandar alimentos no canal que oferecer mais conveniência, qualidade e preço, além de proximidade. De acordo com Parente (4) , a proximidade física é um critério fundamental na escolha da loja, uma vez que os consumidores também levam em conta, além do preço dos produtos, o custo do deslocamento. Para se abastecer, os consumidores costumam frequen- tar hipermercados, supermercados de vizinhança, padarias, sacolões, mercearias, lojas de conveniência e açougues a cada dois dias, em média, onde adquirem categorias específicas de produtos. As preferências refletem conceitos relacionados a economia, praticidade e conveniência, manifestados de forma inequívoca pelas categorias de produtos que adquirem. As opções de escolha ampliaram-se ainda mais a partir do ano 2000, quando o mercado percebeu que havia espaço para a segmentação e outros formatos de lojas, a fim de oferecer con- v a r e j o Q uadro 5 Impactos da tendência de conveniência e praticidade no varejo de alimentos VAreJo 2020 impActos dA tendÊnciA de conVeniÊnciA e prAticidAde PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS AS CATEGORIAS DE PRODUTOS QUE SERÃO MAIS CONSUMIDOS OS CANAIS DE VENDAS QUE TERÃO A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR AS LOJAS DO FUTURO Acesso facilitado, vizinhança, atendimento rápido, facilidade de pagamento, delivery , serviços Pratos prontos congelados, pães e bolos industrializados, café solúvel, massas refrigeradas e instantâneas, molho de tomate refogado, sucos e chás prontos para o consumo e bebida à base de soja Processos eficientes, tecnologia digital, capacitação de pessoal, estacionamento, manobristas, comércio eletrônico Supermercados, lojas de vizinhança, cash & carry , lojas de conveniência, quiosques, lojas de produtos naturais e orgânicos, rotisserias, padarias, butiques de carne Elaboração: BFT 2020

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