Brasil Food Trends

153 BrasilFoodTrends2020 Q uadro 6 Impactos da tendência de confiabilidade e qualidade no varejo de alimentos VAREJO 2020 impActos dA tendÊnciA de conFiABilidAde e QUAlidAde PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS AS CATEGORIAS DE PRODUTOS QUE SERÃO MAIS CONSUMIDOS OS CANAIS DE VENDAS QUE TERÃO A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR AS LOJAS DO FUTURO Qualidade de produtos e processos, segurança, origem, rastreabilidade Produtos certificados, marcas de prestígio 5S, APPCC, BPF, certificação de fornecedores, manutenção preventiva, controle de qualidade Supermercados, redes de lojas, lojas especializadas e lojas com marcas renomadas, lojas de vizinhança que a premência de uma contínua adequação dos modelos de abastecimento, caberá à indústria oferecer embalagens meno- res para atender aos preceitos básicos de praticidade, conveni- ência e validade dos alimentos. Em meio à grande oferta de modelos de varejo explorando a conveniência deverão destacar-se os canais que melhor compre- enderem os consumidores e proporcionarem a eles a melhor solu- ção em termos de facilidade de acesso, vizinhança, atendimento rápido, facilidade de pagamento e delivery , entre outras caracte- rísticas que vão exigir das empresas processos mais eficientes, capacitação intensiva de pessoal e uso da tecnologia digital. 6.4. O VArEjO DE AlImEnTOS E A TEnDênCIA DE COnFIABIlIDADE E QuAlIDADE As 78.311 lojas de supermercados (2) indicam o grau de confiança da população nesse formato como provedor de seu abastecimento. A proximidade e a integração com a comuni- dade local, participando ativamente de campanhas do poder público, como vacinação e prevenção de doenças, credenciam o supermercado a ser referência para seus vizinhos. Entretanto, em relação à tendência de confiabilidade e qualidade, o varejo também deverá garantir a segurança dos produtos comercializados, exigindo das indústrias certificados de origem e rastreabilidade, que deverão ser informados e exi- bidos ao público. Para oferecer o melhor mix , em conformidade com o perfil do consumidor de 2020, a tecnologia ocupará lugar privilegiado no varejo, sobretudo o RFID ( Radio-frequency Identification ), que deverá simplificar todos os processos de gestão das lojas. A co- meçar pela produção, distribuição, rastreamento, armazenagem e exposição até os controles de qualidade, saúde alimentar e inte- ração da loja com o consumidor. Com o RFID, a ruptura, ou falta de produto na gôndola, será coisa do passado. Para os varejistas, v a r e j o Elaboração: BFT 2020

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