Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 154 Divulgação a otimização dos processos resultará em
sensível redução de cus- tos e maior satisfação dos consumidores, a partir da
melhora na qualidade de atendimento (11) . Outro aspecto valorizado pelos consumidores será a qualidade
dos serviços ofertados nos estabelecimentos vare- jistas. Os supermercados percebem a necessidade de
pres- tação de serviços em sua área de vendas, pois é isto que a comunidade espera
quando uma nova loja está sendo construída. O que há duas décadas era privilégio de
lojas grandes, principalmente hipermercados, as galerias de servi- ços com cafés, farmácias,
bancos, casas lotéricas, lavanderias e salões de beleza, entre outros, hoje está presente em
todos os tipos de lojas, em bairros de todas as classes sociais. O que se espera para 2020 é que avance
o conceito de centros comerciais e de serviços, de modo a proporcionar à população
vizinha não só um ponto próximo de abasteci- mento e satisfação de suas
necessidades, como também de geração de emprego e renda. A tendência, nas grandes
cidades, é se deslocar o mínimo possível em face das dificuldades crônicas de
transporte. O que o cidadão do futuro espera é que todas as suas necessidades, incluindo trabalho,
abastecimento e lazer, sejam atendidas próximo de sua casa. A escolha pelo modo v a r e j o de vida
simples será uma opção natural dos consumidores do futuro. Conforme estudo da Virtual
Supermarket of the Futu- re (12) , o mundo virtual proporcionará às pessoas o conceito de vida
simples, com sentimentos e valores no centro das aten- ções. Tempo, espaço, paz, meio
ambiente e proximidade terão ainda mais importância no mundo real. O trabalho significativo, que o
trabalhador fará com prazer, será mais importante do que o alto salário, porque ele
poderá passar mais tempo com a família e os amigos. Nesse contexto, o varejo alimentar poderá
ser descrito como a versão virtual da “loja da esquina”, com ênfase no diálogo e
aconselhamento sobre produtos e suas for- mas de preparo. Conquistar a confiança do consumidor
será o grande desafio para as lojas virtuais do futuro. A confiança do consumidor não mais se
limitará ao tipo de varejo, mas à qualidade dos produtos à sua disposição. As
transformações observadas no layout de padarias nos últimos anos dão a dimensão
dessa realidade. Esse formato de varejo alimentar vem se adaptando para atender às necessidades dos
consumidores e tornou-se competidor direto de supermercados e restaurantes. Além de adaptar seu mix de
produtos, passou a servir café da manhã como nos hotéis e refeições no meio do dia.
Os consumidores passaram a confiar nas padarias como
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