Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 154 Divulgação a otimização dos processos resultará em sensível redução de cus- tos e maior satisfação dos consumidores, a partir da melhora na qualidade de atendimento (11) . Outro aspecto valorizado pelos consumidores será a qualidade dos serviços ofertados nos estabelecimentos vare- jistas. Os supermercados percebem a necessidade de pres- tação de serviços em sua área de vendas, pois é isto que a comunidade espera quando uma nova loja está sendo construída. O que há duas décadas era privilégio de lojas grandes, principalmente hipermercados, as galerias de servi- ços com cafés, farmácias, bancos, casas lotéricas, lavanderias e salões de beleza, entre outros, hoje está presente em todos os tipos de lojas, em bairros de todas as classes sociais. O que se espera para 2020 é que avance o conceito de centros comerciais e de serviços, de modo a proporcionar à população vizinha não só um ponto próximo de abasteci- mento e satisfação de suas necessidades, como também de geração de emprego e renda. A tendência, nas grandes cidades, é se deslocar o mínimo possível em face das dificuldades crônicas de transporte. O que o cidadão do futuro espera é que todas as suas necessidades, incluindo trabalho, abastecimento e lazer, sejam atendidas próximo de sua casa. A escolha pelo modo v a r e j o de vida simples será uma opção natural dos consumidores do futuro. Conforme estudo da Virtual Supermarket of the Futu- re (12) , o mundo virtual proporcionará às pessoas o conceito de vida simples, com sentimentos e valores no centro das aten- ções. Tempo, espaço, paz, meio ambiente e proximidade terão ainda mais importância no mundo real. O trabalho significativo, que o trabalhador fará com prazer, será mais importante do que o alto salário, porque ele poderá passar mais tempo com a família e os amigos. Nesse contexto, o varejo alimentar poderá ser descrito como a versão virtual da “loja da esquina”, com ênfase no diálogo e aconselhamento sobre produtos e suas for- mas de preparo. Conquistar a confiança do consumidor será o grande desafio para as lojas virtuais do futuro. A confiança do consumidor não mais se limitará ao tipo de varejo, mas à qualidade dos produtos à sua disposição. As transformações observadas no layout de padarias nos últimos anos dão a dimensão dessa realidade. Esse formato de varejo alimentar vem se adaptando para atender às necessidades dos consumidores e tornou-se competidor direto de supermercados e restaurantes. Além de adaptar seu mix de produtos, passou a servir café da manhã como nos hotéis e refeições no meio do dia. Os consumidores passaram a confiar nas padarias como

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