Brasil Food Trends

155 BrasilFoodTrends2020 fornecedoras de suas refeições diárias da mesma forma que confiavam nos restaurantes. O sortimento de produtos variados, incluindo itens de mer- cearia e bebidas, tornou as padarias, em escala reduzida, concor- rentes dos supermercados. Hoje, com tendência a acentuar-se no futuro, além de pães, é possível encontrar em todas elas cafés de vários tipos, leites em diversas versões, açúcar, achocolatados, compotas, geleias, molhos, temperos, condimentos, vinhos, su- cos, água, refrigerantes, produtos in natura , frios de todos os tipos e refrigerados, como iogurtes, requeijões e margarinas. 6.5. O VArEjO DE AlImEnTOS E A TEnDênCIA DE SuSTEnTABIlIDADE E ÉTICA A atenção do mundo para as questões ambientais in- fluencia o comportamento do consumidor na hora de escolher seus produtos. Hoje, é comum a preocupação em conhecer a origem dos alimentos e as condições nas quais eles foram pro- duzidos. O consumidor quer produtos e processos sustentáveis, até como forma de equilibrar o consumismo dos dias de hoje. Varejistas começaram a experimentar a criação de selos verdes em produtos com suas próprias marcas. Uma das maio- res redes de supermercados (13) no Brasil inaugurou uma loja sustentável na cidade de Indaiatuba (SP). Outra rede (14) desen- volve, em parceria com grandes fornecedores, um projeto em que a sustentabilidade permeia todas as etapas da operação, desde a aquisição dos produtos e equipamentos até a venda ao consumidor. Entre as práticas sustentáveis destacam-se o aproveita- mento máximo da luz natural, as construções com pé-direito alto e telhas apropriadas para reter o calor e dispensar a insta- lação de ar condicionado, reciclagem do lixo gerado no super- v a r e j o Q uadro 7 Impactos da tendência de sustentabilidade e ética no varejo de alimentos VAREJO 2020 impActos dA tendÊnciA de sUstentABilidAde e ÉticA PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS AS CATEGORIAS DE PRODUTOS QUE SERÃO MAIS CONSUMIDOS OS CANAIS DE VENDAS QUE TERÃO A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR AS LOJAS DO FUTURO Produtos da agricultura local, produtos orgânicos, produtos de origem comprovada e produtos processados de forma sustentável Meio ambiente, cidadania, responsabilidade social, diversidade Consumo energético eficiente, administração do lixo, valorização dos funcionários, controle de perdas, processos de racionalização da construção, utilização de materiais reciclados, acessibilidade para deficientes Lojas de empresas reconhecidamente sustentáveis e éticas Elaboração: BFT 2020

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==