Brasil Food Trends
155 BrasilFoodTrends2020 fornecedoras de suas refeições diárias da mesma forma que confiavam
nos restaurantes. O sortimento de produtos variados, incluindo itens de mer- cearia e bebidas, tornou as
padarias, em escala reduzida, concor- rentes dos supermercados. Hoje, com tendência a acentuar-se no
futuro, além de pães, é possível encontrar em todas elas cafés de vários
tipos, leites em diversas versões, açúcar, achocolatados, compotas, geleias, molhos,
temperos, condimentos, vinhos, su- cos, água, refrigerantes, produtos in natura , frios de todos os
tipos e refrigerados, como iogurtes, requeijões e margarinas. 6.5. O VArEjO DE AlImEnTOS E A
TEnDênCIA DE SuSTEnTABIlIDADE E ÉTICA A atenção do mundo para as questões
ambientais in- fluencia o comportamento do consumidor na hora de escolher seus produtos. Hoje, é comum
a preocupação em conhecer a origem dos alimentos e as condições nas quais eles foram
pro- duzidos. O consumidor quer produtos e processos sustentáveis, até como forma de equilibrar o
consumismo dos dias de hoje. Varejistas começaram a experimentar a criação de selos verdes em
produtos com suas próprias marcas. Uma das maio- res redes de supermercados (13) no Brasil inaugurou
uma loja sustentável na cidade de Indaiatuba (SP). Outra rede (14) desen- volve, em parceria com
grandes fornecedores, um projeto em que a sustentabilidade permeia todas as etapas da operação,
desde a aquisição dos produtos e equipamentos até a venda ao consumidor. Entre as
práticas sustentáveis destacam-se o aproveita- mento máximo da luz natural, as
construções com pé-direito alto e telhas apropriadas para reter o calor e dispensar a insta-
lação de ar condicionado, reciclagem do lixo gerado no super- v a r e j o Q uadro 7 Impactos da
tendência de sustentabilidade e ética no varejo de alimentos VAREJO 2020 impActos dA
tendÊnciA de sUstentABilidAde e ÉticA PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS AS CATEGORIAS DE PRODUTOS
QUE SERÃO MAIS CONSUMIDOS OS CANAIS DE VENDAS QUE TERÃO A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR AS LOJAS
DO FUTURO Produtos da agricultura local, produtos orgânicos, produtos de origem comprovada e produtos
processados de forma sustentável Meio ambiente, cidadania, responsabilidade social, diversidade Consumo
energético eficiente, administração do lixo, valorização dos funcionários,
controle de perdas, processos de racionalização da construção, utilização de
materiais reciclados, acessibilidade para deficientes Lojas de empresas reconhecidamente sustentáveis e
éticas Elaboração: BFT 2020
Made
with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==