Brasil Food Trends

Capítulo 7. food service O mercado de food service envolve todas as atividades que de alguma maneira contribuem para a elaboração do produto final, desde os insumos e equipamentos à distribuição, englobando os serviços prestados aos operadores que efetivamente preparam e fornecem os alimentos prontos para o consumo. O food service pode ser a atividade principal de um ne- gócio, como é o caso de restaurantes, redes de fast-food , lanchonetes, bares, cafés, padarias e rotisserias, entre ou- tros, ou parte complementar de negócios onde está inserido, a exemplo de hotéis, escolas, serviços de catering , hospitais e empresas, caracterizando-se, neste caso, como uma pres- tação de serviço. O setor de food service pode ser mensurado com base no valor das aquisições realizadas pelos seus estabelecimentos. Assim, no Brasil, de acordo com o Quadro 1, em 2008, o va- lor dessas compras totalizou US$ 23,7 bilhões, revelando um crescimento médio de 4,5% a.a., no período de 2004 a 2008. As expectativas de expansão desse mercado no Brasil são favoráveis para os próximos anos, de acordo com a Data- monitor (1) . A empresa projeta uma taxa média de crescimento de 3,7% a.a no período de 2008 a 2013, com um valor total de aquisições pelos estabelecimentos de US$ 28,4 bilhões no último ano, conforme o Quadro 2. No Brasil, utilizando-se o critério desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) (2) para o cálculo da participação de cada segmento no fatura- mento total do setor de food service , nota-se que os restau- rantes, bares e padarias, somados, representam 51% do total, conforme o Gráfico 1. Enzo Donna 159 BrasilFoodTrends2020

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