Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 160 f o o d s e r v i c e 7.1. A ImPOrTânCIA DO FOOD SERVICE nA AlImEnTAçãO DAS FAmílIAS Nos países desenvolvidos, a alimentação fora do lar constitui-se em uma alternativa de grande importância para a composição das dietas, representando grande parte das des- pesas dos consumidores de alimentos. Nos Estados Unidos, segundo o USDA, nas últimas décadas, a participação dos gas- tos com alimentação fora do lar evoluiu de 26% do orçamento doméstico em 1970 (3) , para 48,5% em 2008 (4) . Dessa forma, o mercado de food service tornou-se bastante expressivo para a indústria de alimentos e seus canais distribuidores. Esse de- sempenho é derivado da relação positiva existente entre o nível de renda e os aspectos qualitativos da demanda por alimentos. No Brasil, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE (5) quantifica essa questão, quando mostra a elevação da participação das despesas com alimentação fora de casa nos gastos totais com alimentação, que subiram de 19,7% em Fonte: Datamonitor nota: Considerando a taxa de câmbio entre R$ 1,80 / US$ a R$ 1,85 / US$. Q uadro 1 Brasil – food service , valor total das compras nos fornecedores (US$ bilhões e porcentagem) 19,9 20,6 21,3 22,5 23,7 108,0 3,5 3,4 5,6 5,3 4,5 2004 2005 2006 2007 2008 No período ANO COMPRAS NOS FORNECEDORES (Us$ bilhões) VARIAÇÃO ANUAL (%) COMPRAS NOS FORNECEDORES (Us$ bilhões) VARIAÇÃO ANUAL (%) Fonte: Datamonitor nota: Considerando a taxa de câmbio entre R$ 1,80 / US$ a R$ 1,85 / US$. Q uadro 2 Brasil – food service , estimativas do valor total das compras nos fornecedores (US$ bilhões e porcentagem) 23,7 24,4 25,4 26,3 27,3 28,4 155,5 3,0 4,1 3,5 3,8 4,0 3,7 2008 2009 2010 2011 2012 2013 No período ANO

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