Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 162 econômico cada dia mais relevante, pois implica, por exemplo, a busca de
produtos e ingredientes de melhor qualidade, da garantia da origem, de atratividade visual, de novos aromas
e da harmonização entre bebidas e alimentos. Enfim, dos ele- mentos que façam do ato de comer
um exercício de prazer e de manifestação cultural. Algumas manifestações culturais
e gastronômicas no Brasil já mostram um setor devidamente orientado ao desen- volvimento de novas
receitas e sabores. Como exemplo, a As- sociação Brasileira de Restaurantes (Abrasel) (6) criou os
“Ro- teiros do Sabor”, que são festivais regionais que valorizam a gastronomia local e impulsionam o
turismo nacional. Para o food service , tais transformações deverão moldar o cardápio
futuro, que deverá conter exclusividades, maior di- versidade de ingredientes, matérias-primas com
denominação de origem, menus de degustação e receitas regionais. Com relação
aos tipos de estabelecimentos, cada vez mais as propostas gastronômicas deverão estar harmonizadas
Elaboração: BFT 2020 Q uadro 3 Impactos da tendência de sensorialidade e prazer no setor de
serviços SERVI ços de AlimentAçÃo 2020 impActos dA tendÊnciA de sensoriAlidAde e
prAZer PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS O CARDÁPIO DO FUTURO OS TIPOS DE ESTABELECIMENTOS OS SISTEMAS DE
GESTÃO Gastronomia, variedade, exotismo, etnicidade, sofisticação, entretenimento,
socialização, harmonização Receitas exclusivas, festivais gastronômicos, maior
diversidade de ingredientes, matérias-primas com denominação de origem, menus de
degustação, desenvolvimento de novas receitas, incluindo o resgate das tradições
gastronômicas regionais Ambientes com arquitetura, design e serviços identificados com a proposta
gastronômica, cafeterias, chocolaterias, restaurantes temáticos e étnicos Qualidade de
serviços, inovação, tecnologia, valorização dos chefs de cozinha,
capacitação dos funcionários, qualificação de fornecedores com os ambientes nos
quais são servidas as refeições, de forma a proporcionar o maior número de
sensações aos consumidores. Portanto, o cenário dos serviços deverá se tornar
tão importante quanto as próprias refeições. Ainda, sob outro foco, deverão ga-
nhar participação no mercado os tipos de estabelecimentos que ofereçam momentos de prazer,
como as cafeterias, sorveterias e chocolaterias, por exemplo. Impactos também serão observados nos
sistemas geren- ciais dos estabelecimentos, visando à melhoria da qualidade de serviços,
inovação de cardápios, capacitação dos funcionários e qualificação
de fornecedores. A figura do chefe de cozinha deverá crescer em importância. A grande quantidade
de esco- las de culinária e de mídia especializada em gastronomia são evidências de como
a figura do chefe e dos profissionais dessa área está sendo valorizada. De acordo com dados do
Ministério da Educação (7) , o curso de ensino superior de Gastronomia, que existe desde
1999, está atualmente entre os dez mais procura- dos pelos vestibulandos. f o o d s e r v i c e
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