Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 162 econômico cada dia mais relevante, pois implica, por exemplo, a busca de produtos e ingredientes de melhor qualidade, da garantia da origem, de atratividade visual, de novos aromas e da harmonização entre bebidas e alimentos. Enfim, dos ele- mentos que façam do ato de comer um exercício de prazer e de manifestação cultural. Algumas manifestações culturais e gastronômicas no Brasil já mostram um setor devidamente orientado ao desen- volvimento de novas receitas e sabores. Como exemplo, a As- sociação Brasileira de Restaurantes (Abrasel) (6) criou os “Ro- teiros do Sabor”, que são festivais regionais que valorizam a gastronomia local e impulsionam o turismo nacional. Para o food service , tais transformações deverão moldar o cardápio futuro, que deverá conter exclusividades, maior di- versidade de ingredientes, matérias-primas com denominação de origem, menus de degustação e receitas regionais. Com relação aos tipos de estabelecimentos, cada vez mais as propostas gastronômicas deverão estar harmonizadas Elaboração: BFT 2020 Q uadro 3 Impactos da tendência de sensorialidade e prazer no setor de serviços SERVI ços de AlimentAçÃo 2020 impActos dA tendÊnciA de sensoriAlidAde e prAZer PRINCIPAIS ASPECTOS VALORIZADOS O CARDÁPIO DO FUTURO OS TIPOS DE ESTABELECIMENTOS OS SISTEMAS DE GESTÃO Gastronomia, variedade, exotismo, etnicidade, sofisticação, entretenimento, socialização, harmonização Receitas exclusivas, festivais gastronômicos, maior diversidade de ingredientes, matérias-primas com denominação de origem, menus de degustação, desenvolvimento de novas receitas, incluindo o resgate das tradições gastronômicas regionais Ambientes com arquitetura, design e serviços identificados com a proposta gastronômica, cafeterias, chocolaterias, restaurantes temáticos e étnicos Qualidade de serviços, inovação, tecnologia, valorização dos chefs de cozinha, capacitação dos funcionários, qualificação de fornecedores com os ambientes nos quais são servidas as refeições, de forma a proporcionar o maior número de sensações aos consumidores. Portanto, o cenário dos serviços deverá se tornar tão importante quanto as próprias refeições. Ainda, sob outro foco, deverão ga- nhar participação no mercado os tipos de estabelecimentos que ofereçam momentos de prazer, como as cafeterias, sorveterias e chocolaterias, por exemplo. Impactos também serão observados nos sistemas geren- ciais dos estabelecimentos, visando à melhoria da qualidade de serviços, inovação de cardápios, capacitação dos funcionários e qualificação de fornecedores. A figura do chefe de cozinha deverá crescer em importância. A grande quantidade de esco- las de culinária e de mídia especializada em gastronomia são evidências de como a figura do chefe e dos profissionais dessa área está sendo valorizada. De acordo com dados do Ministério da Educação (7) , o curso de ensino superior de Gastronomia, que existe desde 1999, está atualmente entre os dez mais procura- dos pelos vestibulandos. f o o d s e r v i c e

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==