Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 164 Fonte: Sindicom Q uadro 5 Brasil – lojas de conveniência em postos de combustíveis (unidades e porcentagem) 1.542 1.887 2.299 2.627 2.758 2.891 3.043 3.453 4.834 5.026 5.274 22,4 49,1 70,4 78,9 87,5 97,3 123,9 213,5 225,9 242,0 22,4 21,8 14,3 5,0 4,8 5,3 13,5 40,0 4,0 4,9 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 ANO LOJAS DE CONVENI Ê NCIA TAXA ACUMULADA DE CRESCIMENTO ( % ) TAXA ANUAL DE CRESCIMENTO ( % ) sabor e da aparência. A tradicional salada de frutas deverá apre- sentar popularidade crescente, aliada a outros produtos saudá- veis, como os iogurtes e os sorvetes light . De forma mais localizada, em menor escala, deverão cres- cer também os tipos de estabelecimentos de nicho, ou seja, aque- les com proposta de oferecer somente alimentos naturais, orgâ- nicos e comida vegetariana, entre outros, projetando ambientes e tipos de serviço para atender públicos mais específicos. Por fim, a gestão dos estabelecimentos deverá contar com a maior presença de nutricionistas, sistemas de quali- ficação de fornecedores, infraestrutura de armazenamento e manipulação de ingredientes frescos, entre outros aspectos. A comunicação por meio do cardápio será um instrumento im- portante para fornecer informações sobre os tipos de alimentos servidos, de modo a facilitar a escolha dos consumidores que buscam uma alimentação mais saudável. 7.4. FOOD SERVICE E OS ImPACTOS DA TEnDênCIA DE COnVEnIênCIA E PrATICIDADE A tendência de conveniência e praticidade valoriza os serviços de alimentação com localização acessível, atendi- mento rápido e facilidade de pagamento, que proporcionam economia de tempo, tanto para o consumidor como para os estabelecimentos. Esses serviços deverão continuar crescen- do, respondendo à crescente demanda. Podem ser destacados as lojas de conveniência, os trip centers , os quiosques de rua, as rotisserias, os estabelecimentos 24 horas, os fast-food e os locais multimarcas, restaurantes de autosserviço (por quilo/ self service ), drive thru e delivery . Nas décadas de 1970 e 1980, as lojas de conveniência eram consideradas apenas apêndices dos postos de gasolina. A partir da década de 90 e, em especial, a partir de 2000, as lojas passaram a ganhar mais importância, mudaram suas características físicas e o tipo de serviço prestado, incluindo uma grande variedade de opções, como sopas, quiches e sa- ladas, além dos tradicionais snacks , salgados e sanduíches. Esse desempenho é refletido no forte crescimento do número de estabelecimentos, que, entre 1998 e 2008, foi de 242%, segundo o Sindicom (8) . O conceito de pequenos centros de conveniência, deno- minados trip centers , também deverá crescer sem a presença dos postos de combustíveis, oferecendo, basicamente, peque- nos serviços e refeições. O serviço de rotisseria deverá ter acentuado cresci- mento nos próximos anos. A rotisseria tem proliferado em res- taurantes, concessionárias de refeições coletivas, padarias e supermercados. As concessionárias de refeições coletivas ten- f o o d s e r v i c e

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