Brasil Food Trends
165 BrasilFoodTrends2020 f o o d s e r v i c e Elaboração: BFT 2020 Q uadro 6 Impactos da
tendência de conveni ê ncia e praticidade no setor de serviços SERVI ços de
AlimentAçÃo 2020 impActos dA tendÊnciA de conVeniÊnciA e prAticidAde PRINCIPAIS ASPECTOS
VALORIZADOS O CARDÁPIO DO FUTURO OS TIPOS DE ESTABELECIMENTOS OS SISTEMAS DE GESTÃO Economia de
tempo, localização, atendimento rápido, facilidade de pagamento Combinações de
snacks para substituir refeições, comidas e alimentos preparados para entrega no lar ou ambiente
de trabalho dos clientes Lojas de conveniência, trip centers , quiosques de rua, rotisserias, redes de
fast-food e locais multimarcas, restaurantes de autosserviço (por quilo/ self service ), drive thru ,
delivery , vending machines Centrais de produção, sistemas de franchising , processos eficientes e
padronizados, treinamento intensivo, equipamen- tos com tecnologia de alta produtividade derão a vender
seus produtos para consumo no domicílio, nas próprias áreas onde mantêm as
instalações de preparo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (9) (ABF), o
segmento de franquias do setor de alimentação, em sua maioria formado por restaurantes fast-food ,
tem apresen- tado expressivo crescimento. De 2001 até 2009, o número de redes aumentou de 113 para
348; a quantidade de lojas passou de 3.989 para 10.565 unidades e o faturamento cres- ceu de R$ 3,33
bilhões para R$ 10,93 bilhões. Nos últimos dois anos, o segmento apresentou crescimento
médio supe- rior a 20%. Em cidades menores, cujo tamanho não justifica co- mercialmente o
investimento em lojas fast-food , poderão sur- gir estabelecimentos multimarcas, agregando diversos
selos e produtos reconhecidos em um mesmo local, com cardápios e serviços diferentes, mas com uma
cozinha central e comparti- lhamento de atividades, como logística, vigilância e cobrança,
que possibilitem a diluição dos custos. O comércio automatizado de alimentos e bebidas via
vending machines vem crescendo de forma consistente no Bra- sil e deverá evoluir para novas
opções de refeições, tais como pizzas, sanduíches quentes e outras de
conveniência. Quanto às formas de gestão dos estabelecimentos, de- verão ser
fortalecidas as centrais de produção, os sistemas de franchising e a padronização de
processos, além da adoção de equipamentos com tecnologia de alta produtividade. 7.5. FOOD
SERVICE E OS ImPACTOS DA TEnDênCIA DE COnFIABIlIDADE E QuAlIDADE A tendência de confiabilidade e
qualidade deverá pro- mover significativas mudanças na gestão do negócio, devido
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