Brasil Food Trends

167 BrasilFoodTrends2020 f o o d s e r v i c e ao valor atribuído pelos consumidores a aspectos como cre- dibilidade de marcas, qualidade de produtos e serviços, a se- gurança e a origem dos alimentos ofertados. O cardápio do futuro deverá destacar, além dos tipos de ingredientes que compõem os pratos, a procedência das matérias-primas. Tam- bém serão valorizadas as informações sobre as etapas dos processos produtivos. A qualidade e a confiabilidade dos serviços poderão ser identificadas pelos consumidores por meio de selos de qua- lidade e de certificações apresentadas nos cardápios ou no interior dos estabelecimentos. Recursos de mídia digital deve- rão ser cada vez mais explorados para informar o consumidor a respeito dos processos produtivos. As informações por mídia eletrônica e por meio das redes sociais da internet, tais como blogs e twitter , poderão ser utilizadas para interagir com os clientes, para fornecer informações sobre os serviços e obter avaliações sobre a qualidade das refeições e do atendimento dos diversos estabelecimentos. Com o objetivo de assegurar a qualidade e eliminar os riscos de contaminação dos alimentos diante da legislação e de consumidores mais informados e exigentes, os estabele- cimentos que preparam refeições deverão, gradativamente, implementar programas de melhora da qualidade, como sis- temas de garantia de segurança dos alimentos, a exemplo do Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Para tanto, contam com o apoio de instituições como Senai, Sebrae, Sesi, Sesc e Se- nac, por meio de programas como o “Alimentos Seguros” (10) , que oferecem treinamento, formação de multiplicadores, ma- teriais técnicos e consultorias. Os sistemas de certificação de qualidade deverão disse- minar-se no setor de serviços de alimentação, provavelmente com o apoio técnico das indústrias fornecedoras que contam com experiência nessa área. 7.6. FOOD SERVICE E OS ImPACTOS DA TEnDênCIA DE SuSTEnTABIlIDADE E ÉTICA A tendência de sustentabilidade e ética reflete a pre- ocupação dos consumidores com a sustentabilidade, o senso de cidadania e a valorização da ética e da responsabilidade socioambiental das empresas, de modo geral. No Brasil, as ações de sustentabilidade patrocinadas pelos estabelecimentos de serviços de alimentação têm se concentrado em projetos para: n Consumo energético mais eficiente: melhor utilização da luz natural, monitoramento do equipamento de ar-condicio- nado, substituição de terminais de maior potência. n Consumo hídrico eficiente: eliminação e reciclagem da água de refugo, maior controle do consumo (registros e torneiras inteligentes), melhor aproveitamento da água de chuva. n Administração do lixo: coleta seletiva, reciclagem, reutiliza- ção de algumas matérias-primas. n Valorização das pessoas: diversidade e inclusão social respei- tando religião, sexo e etnia, incorporação de pessoas idosas e com necessidades especiais no trabalho, participação do es- tabelecimento em projetos que favoreçam a comunidade e o meio ambiente, programas de valorização e reconhecimento dos funcionários. Pesquisa realizada pela ABF (11) e a empresa de con- sultoria ECD (2009) mostrou algumas iniciativas importan- tes no segmento de franquias. Entre as principais ações pra- ticadas pelas redes no Brasil, destacam-se a coleta de óleo vegetal usado (61,1% das empresas entrevistadas), o con- sumo consciente de energia elétrica, água e combustíveis (61,1%), uso racional dos insumos (52,7%) e a coleta sele- tiva e destinação adequada dos resíduos sólidos (30,5%). A mesma pesquisa mostra que mais da metade das re- des fast-food possuem projetos realizados junto à comunidade, tais como a contratação de jovens aprendizes (47,7% das em- presas entrevistadas). Além disso, 34,1% têm acessibilidade nas lojas; 15,9% contratam pessoas com necessidades espe- ciais e 11,4%, idosos. Acima de 70% dessas empresas apre- sentam programas de valorização dos funcionários. O futuro deverá trazer mecanismos de controle, ava- liação e certificação de práticas sustentáveis, similar ao que ocorre nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Green Restaurant Association (12) (GRA) oferece ser- viços para certificação dos estabelecimentos de food service a partir da avaliação de quesitos como eficiência hídrica e ener- gética, redução de resíduos e reciclagem, sustentabilidade dos alimentos, móveis e instalações, entre outros. 7.7. COmEnTárIO FInAl A manifestação das várias tendências na alimentação fora de casa deverá aumentar a complexidade do negócio, pressionando os operadores para uma maior especialização e incorporação de novas tecnologias e modernas técnicas de gestão. Nesse processo evolutivo, as indústrias de alimentos

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