Brasil Food Trends
167 BrasilFoodTrends2020 f o o d s e r v i c e ao valor atribuído pelos consumidores a aspectos como
cre- dibilidade de marcas, qualidade de produtos e serviços, a se- gurança e a origem dos
alimentos ofertados. O cardápio do futuro deverá destacar, além dos tipos de ingredientes que
compõem os pratos, a procedência das matérias-primas. Tam- bém serão valorizadas as
informações sobre as etapas dos processos produtivos. A qualidade e a confiabilidade dos
serviços poderão ser identificadas pelos consumidores por meio de selos de qua- lidade e de
certificações apresentadas nos cardápios ou no interior dos estabelecimentos. Recursos de
mídia digital deve- rão ser cada vez mais explorados para informar o consumidor a respeito dos
processos produtivos. As informações por mídia eletrônica e por meio das redes sociais
da internet, tais como blogs e twitter , poderão ser utilizadas para interagir com os clientes, para
fornecer informações sobre os serviços e obter avaliações sobre a qualidade das
refeições e do atendimento dos diversos estabelecimentos. Com o objetivo de assegurar a qualidade
e eliminar os riscos de contaminação dos alimentos diante da legislação e de
consumidores mais informados e exigentes, os estabele- cimentos que preparam refeições
deverão, gradativamente, implementar programas de melhora da qualidade, como sis- temas de garantia de
segurança dos alimentos, a exemplo do Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise
de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Para tanto, contam com o apoio de
instituições como Senai, Sebrae, Sesi, Sesc e Se- nac, por meio de programas como o “Alimentos
Seguros” (10) , que oferecem treinamento, formação de multiplicadores, ma- teriais técnicos e
consultorias. Os sistemas de certificação de qualidade deverão disse- minar-se no setor de
serviços de alimentação, provavelmente com o apoio técnico das indústrias
fornecedoras que contam com experiência nessa área. 7.6. FOOD SERVICE E OS ImPACTOS DA
TEnDênCIA DE SuSTEnTABIlIDADE E ÉTICA A tendência de sustentabilidade e ética reflete a
pre- ocupação dos consumidores com a sustentabilidade, o senso de cidadania e a
valorização da ética e da responsabilidade socioambiental das empresas, de modo geral. No
Brasil, as ações de sustentabilidade patrocinadas pelos estabelecimentos de serviços de
alimentação têm se concentrado em projetos para: n Consumo energético mais eficiente:
melhor utilização da luz natural, monitoramento do equipamento de ar-condicio- nado,
substituição de terminais de maior potência. n Consumo hídrico eficiente:
eliminação e reciclagem da água de refugo, maior controle do consumo (registros e torneiras
inteligentes), melhor aproveitamento da água de chuva. n Administração do lixo: coleta
seletiva, reciclagem, reutiliza- ção de algumas matérias-primas. n Valorização das
pessoas: diversidade e inclusão social respei- tando religião, sexo e etnia,
incorporação de pessoas idosas e com necessidades especiais no trabalho, participação do
es- tabelecimento em projetos que favoreçam a comunidade e o meio ambiente, programas de
valorização e reconhecimento dos funcionários. Pesquisa realizada pela ABF (11) e a empresa
de con- sultoria ECD (2009) mostrou algumas iniciativas importan- tes no segmento de franquias. Entre as
principais ações pra- ticadas pelas redes no Brasil, destacam-se a coleta de óleo vegetal
usado (61,1% das empresas entrevistadas), o con- sumo consciente de energia elétrica, água e
combustíveis (61,1%), uso racional dos insumos (52,7%) e a coleta sele- tiva e destinação
adequada dos resíduos sólidos (30,5%). A mesma pesquisa mostra que mais da metade das re- des
fast-food possuem projetos realizados junto à comunidade, tais como a contratação de jovens
aprendizes (47,7% das em- presas entrevistadas). Além disso, 34,1% têm acessibilidade nas lojas;
15,9% contratam pessoas com necessidades espe- ciais e 11,4%, idosos. Acima de 70% dessas empresas apre-
sentam programas de valorização dos funcionários. O futuro deverá trazer mecanismos de
controle, ava- liação e certificação de práticas sustentáveis, similar ao que
ocorre nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Green Restaurant Association (12)
(GRA) oferece ser- viços para certificação dos estabelecimentos de food service a partir da
avaliação de quesitos como eficiência hídrica e ener- gética, redução de
resíduos e reciclagem, sustentabilidade dos alimentos, móveis e instalações, entre
outros. 7.7. COmEnTárIO FInAl A manifestação das várias tendências na
alimentação fora de casa deverá aumentar a complexidade do negócio, pressionando os
operadores para uma maior especialização e incorporação de novas tecnologias e modernas
técnicas de gestão. Nesse processo evolutivo, as indústrias de alimentos
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