Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 28 Fonte: Prospectos da População Mundial – revisão 2008, ONU Elaboração: Fiesp/Deagro. Nota: *Variância média T aBELa 2 Mundo: população (1) – quadro resumo * porcentagem porcentagem porcentagem filhos por mulher anos 1,77 3,72 1,95 4,92 46,60 1,26 2,12 0,86 2,67 66,40 1,18 2,03 0,85 2,56 67,60 1,00 1,82 0,83 2,40 70,10 Taxa de crescimento da população Taxa bruta de natalidade Taxa bruta de mortalidade Fertilidade total Expectativa de vida ao nascer 1950-55 2000-05 2005-10 2015-20 INDICADOR UNIDADE VARIA çÃo PORCENTUAL EQUIVALENTE ANO Fonte: Prospectos da População Mundial – revisão 2008, ONU Elaboração: Fiesp/Deagro. Notas: *Variância média. **Valores para 2010 T aBELa 1 Mundo: população (1) – quadro resumo * População milh ões porcentagem porcentagem porcentagem porcentagem porcentagem porcentagem porcentagem porcentagem porcentagem anos pessoas por km 2 2.529 34,1 18,2 36,0 11,6 8,1 5,2 3,0 1,5 0,6 24,0 19,0 6.829 27,2 17,8 39,9 15,2 10,8 7,5 5,0 2,9 1,5 29,1 ** 51,0 ** 7.675 25,0 15,7 40,8 18,4 13,4 9,3 5,9 3,4 1,9 31,5 56,0 1,7 - 0,4 - 0,0 0,2 0,5 0,5 0,6 0,9 1,2 1,6 0,3 1,7 1,1 - 0,7 - 1,1 0,2 1,8 2,0 2,0 1,5 1,5 2,0 0,7 0,9 De 0 a 14 anos De 15 a 24 anos De 25 a 54 anos Acima de 55 anos Acima de 60 anos Acima de 65 anos Acima de 70 anos Acima de 75 anos Acima de 80 anos Idade média Densidade 1950 2009 2020 1950 a 2009 2009 a 2020 INDICADOR UNIDADE ANO VARIA çÃo PORCENTUAL EQUIVALENTE ANO O Brasil segue a tendência mundial de envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida, como pode ser observado nas Tabelas 3 e 4. Além do envelhecimento da população, observa-se a al- teração de outros dois fatores sociais, que ajudarão a compor um cenário de modificação nos hábitos e padrões de consumo. Segundo o IBGE, na Síntese de Indicadores Sociais de 2009, a proporção de casais sem filhos cresceu entre 1998 e 2008, passando de 13,3% para 16,7%(5), fortalecendo a ten- dência de queda do número médio de filhos por mulher, de 6,15 no período de 1950 a 1955 para menos de 1,9 entre 2005 e 2010, de acordo com a Tabela 4. Além disso, as mulheres intensi- ficaram sua presença no mercado de trabalho, com o crescimento da participação de 42% em 1998 para 47,2% em 2008 (5) . f a t o r e s q u e i n f l u e n c i a m o c o n s u m o d e a l i m e n t o s

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