Brasil Food Trends

33 BrasilFoodTrends2020 f a t o r e s q u e i n f l u e n c i a m o c o n s u m o d e a l i m e n t o s Fonte: Pesquisa de Orçamentos Familiares, resultados de 2002 – IBGE Elaboração: Fiesp/Deagro. Notas: *Comparação dos resultados dos grupos que auferiram renda de R$ 400 a R$ 600 e mais de R$ 3.000. **Peso relativo dos produtos para toda a amostra da pesquisa, independentemente da faixa de renda. T aBELa 5 Brasil: variação * da aquisição domiciliar ( per capita anual) de produtos alimentícios por grupo de produtos (9) (porcentagem) (60,3) (31,5) (29,9) (5,2) (0,8) 10,6 16,2 29,8 33,2 37,7 38,0 87,0 88,7 94,2 105,0 226,2 283,4 285,6 431,4 517,4 582,7 29,8 56,1 ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ ▲ 5,4 14,6 6,2 0,5 0,3 3,1 4,2 1,8 1,4 5,1 0,6 6,1 8,8 13,7 1,7 7,4 13,7 0,6 0,7 0,0 0,6 3,3 100,0 Farinhas e féculas Cereais e leguminosas Açúcares Ovos V í sceras Óleos e gorduras Carnes de aves Sais e condimentos Massas Carne bovina Pescados de á gua salgada Panificados Hortaliças Leite e creme de leite Carne su í na Frutas Bebidas e infus ões Doces e produtos de confeitaria Alimentos preparados Castanhas e nozes Queijos e requeij ões Outros produtos Todos os alimentos GRUPO DE PRODUTOS VARIA çÃo * (%) PESO RELATIVO ** (%) de 1996 a 2007, passando de 5,4 anos para os atuais 6,9 anos de estudo. Ainda assim, o País tem um longo caminho pela frente, se considerarmos que o analfabetismo ainda é alto, atingindo 11,4% da população diante de apenas 1% nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha (10) . Pressupondo que o nível médio de escolaridade tenha o mesmo comportamento, o dado indica que o movimento bra- sileiro para a melhora qualitativa da demanda de alimentos através da educação ainda está longe do esgotamento. Ainda quanto à influência de fatores que levam a uma mudança qualitativa no consumo de alimentos, podemos citar a ampliação do acesso à informação e à cultura, resultando em im- pactos similares aos advindos de melhores níveis de escolaridade. Nesse contexto, a internet tem um papel relevante, pois representa um ambiente altamente democrático à infor- mação e à discussão. A rede mundial é também um meio de comunicação de baixo custo, o que vem permitindo um forte crescimento de sua utilização, que já atingiu 37,0% da po-

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