Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 34 f a t o r e s q u e i n f l u e n c i a m o c o n s u m o d e a l i m e n t o s
pulação brasileira em 2008, como observado no Gráfico 10. A internet também permite a
melhor disseminação cul- tural, o que, ao lado de experiências efetivas com outras na-
ções e costumes, graças a viagens de negócios ou meramente turísticas, promove o
conhecimento de novos modelos alimen- tícios e nutricionais que passam a influenciar as
preferências dos consumidores no dia a dia. A elevação da renda, tanto no Brasil quanto no
mun- do, tem possibilitado um maior intercâmbio cultural, como se pode observar pela elevação
do número de desembarques in- ternacionais nos aeroportos de todo o planeta. No Brasil, a despeito da
baixa participação no fluxo mundial de passageiros, como mostra o Gráfico 11, a tendên-
cia é de que o País se torne forte destino de turistas de outras nações, hipótese
reforçada pelos grandes eventos mundiais que aqui ocorrerão nos próximos anos, como a Copa do
Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016. 2.4. Conclusão Verifica-se, então, que os países
em desenvolvimento, em especial a China e a Índia, e considerando também o Brasil, passam por um
período de forte crescimento econômico e de renda nos últimos anos, a despeito da crise
econômica mundial do segundo semestre de 2008. Esse movimento foi acompa- nhado pelo incremento da
urbanização, intensificando e alteran- do o perfil de consumo da população mundial, com
o aumento da preferência por alimentos mais elaborados e protéicos. Cia de Fotos/Fiesp
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