Brasil Food Trends
41 BrasilFoodTrends2020 a s t e n d ê n c i a s d a a l i m e n t a ç ã o como as
mudanças climáticas, a recente recessão econômi- ca, a confiança dos consumidores e
o aumento dos índices de obesidade na população. n global market review of new Product
Development Stra- tegies in The Food and Drink Industry – forecasts to 2013 (juST-FOOD, 2008) (5) : pesquisa
de mercado, também reali- zada pela empresa Aroq Limited, com o objetivo de destacar as melhores
práticas no desenvolvimento de novos produtos diante das mudanças globais que afetam o setor de
alimen- tos e bebidas. Tem foco sobre as tendências do consumidor de alimentos, os fatores que
influenciam essas tendências, além de abordar questões relacionadas à
inovação, desen- volvimento de produtos e marketing das empresas produto- ras de alimentos. n
World Innovation Panorama – 2009 (xTC World Innovation, 2009) (6) : realizado pela XTC World Innovation,
utiliza metodo- logia própria que relaciona a inclinação dos consumidores em adquirir
produtos com base em cinco eixos principais, sendo estes: prazer, saúde, forma física,
conveniência e ética. A em- presa oferece um panorama anual da inovação mundial na
área de alimentos, por meio da análise quantitativa e qualitativa em países da Europa,
América do Norte, América Latina e Ásia. A XTC é uma empresa que presta serviços de
consultoria e in- formação na área de inovação para diversas companhias trans-
nacionais, nas áreas industrial, varejo, design e embalagem, institucional e food service . n Analyse
wichtiger zukunftsthemen der lebensmittelindustrie und-forschung ( Análise de importantes temas futuros
da indús- tria de alimentos e pesquisa ) (EISnEr, 2008) (7) : estudo sobre o futuro da indústria
de alimentos, realizado pelo Instituto Frau- nhofer. Trata-se de um instituto alemão de pesquisas
tecnoló- gicas, referência em diferentes áreas relacionadas à competi- tividade da
economia daquele país e à qualidade de vida da sociedade, tais como saúde,
alimentação, segurança, comu- nicação, mobilidade, energia e meio ambiente. Este
trabalho analisa a situação da indústria de alimentos na Europa e des- taca as
tendências da alimentação, identificando necessidades e prioridades para as áreas de
pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. n Trends and Drivers of Change in the Food
and Beverage In- dustry in Europe: mapping report (Eurofound, 2006) (8) : estu- do realizado como parte de
um programa de pesquisas sobre a indústria de alimentos da Europa, destinado a identificar os
principais fatores de mudanças neste setor, como o au- mento da concorrência, a segurança
alimentar e as carac- terísticas do consumo. Produzido pela European Foundation for the Improvement of
Living and Working Conditions (Euro- found), entidade que tem como missão monitorar e compre- ender
mudanças, pesquisar e indicar o uso de ferramentas funcionais e efetivas e, por fim, partilhar ideias e
experiên- cias em benefício do bem-estar dos indivíduos, sempre que vinculadas às
condições relativas a vida e ao trabalho. Foi elaborado com base em publicações das
seguintes institui- ções: European Commission, European Federation of Food, Agriculture and
Tourism Trade Union (EFFAT) e Confede- ration of the Food and Drink Industries (CIAA), da União
Europeia. n Tendências da Alimentação Contemporânea (Barbosa, 2009) (9) : o estudo
destaca as principais tendências do con- sumo de alimentos no Brasil, a partir de uma pesquisa de campo
de abrangência nacional sobre os hábitos alimenta- res da população (Barbosa, Toledo,
2006), realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM e pela Toledo e Associados, empresa
especializada em pesquisa de mercado e opinião pública. 3.2. mAPEAmEnTO DAS TEnDênCIAS DA
AlImEnTAçãO As conclusões obtidas a partir das análises realizadas foram dispostas em
uma matriz, organização que facilita a interpretação e a atualização
sistemática dos resultados, já que permite a observação completa das variáveis
relevantes e a incorporação de informações advindas de novos estudos e pesquisas ainda
não avaliados, permitindo o dinamismo e a continuidade do processo. Nesta etapa do BFT 2020, conforme
ilustrado pela Figura 1, foi identificada a forte recorrência de citação das tendências,
mesmo em estudos diferentes, realizados em re- giões geográficas distintas. As cinco
tendências observadas são resultado das in- fluências geradas pelas mudanças que ocorrem
nos fatores determinantes da demanda quantitativa e qualitativa por ali- mentos, como explicado
anteriormente. Suas principais ca- racterísticas são descritas a seguir e apresentadas, de forma
resumida, na Figura 2.
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