Brasil Food Trends

41 BrasilFoodTrends2020 a s t e n d ê n c i a s d a a l i m e n t a ç ã o como as mudanças climáticas, a recente recessão econômi- ca, a confiança dos consumidores e o aumento dos índices de obesidade na população. n global market review of new Product Development Stra- tegies in The Food and Drink Industry – forecasts to 2013 (juST-FOOD, 2008) (5) : pesquisa de mercado, também reali- zada pela empresa Aroq Limited, com o objetivo de destacar as melhores práticas no desenvolvimento de novos produtos diante das mudanças globais que afetam o setor de alimen- tos e bebidas. Tem foco sobre as tendências do consumidor de alimentos, os fatores que influenciam essas tendências, além de abordar questões relacionadas à inovação, desen- volvimento de produtos e marketing das empresas produto- ras de alimentos. n World Innovation Panorama – 2009 (xTC World Innovation, 2009) (6) : realizado pela XTC World Innovation, utiliza metodo- logia própria que relaciona a inclinação dos consumidores em adquirir produtos com base em cinco eixos principais, sendo estes: prazer, saúde, forma física, conveniência e ética. A em- presa oferece um panorama anual da inovação mundial na área de alimentos, por meio da análise quantitativa e qualitativa em países da Europa, América do Norte, América Latina e Ásia. A XTC é uma empresa que presta serviços de consultoria e in- formação na área de inovação para diversas companhias trans- nacionais, nas áreas industrial, varejo, design e embalagem, institucional e food service . n Analyse wichtiger zukunftsthemen der lebensmittelindustrie und-forschung ( Análise de importantes temas futuros da indús- tria de alimentos e pesquisa ) (EISnEr, 2008) (7) : estudo sobre o futuro da indústria de alimentos, realizado pelo Instituto Frau- nhofer. Trata-se de um instituto alemão de pesquisas tecnoló- gicas, referência em diferentes áreas relacionadas à competi- tividade da economia daquele país e à qualidade de vida da sociedade, tais como saúde, alimentação, segurança, comu- nicação, mobilidade, energia e meio ambiente. Este trabalho analisa a situação da indústria de alimentos na Europa e des- taca as tendências da alimentação, identificando necessidades e prioridades para as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. n Trends and Drivers of Change in the Food and Beverage In- dustry in Europe: mapping report (Eurofound, 2006) (8) : estu- do realizado como parte de um programa de pesquisas sobre a indústria de alimentos da Europa, destinado a identificar os principais fatores de mudanças neste setor, como o au- mento da concorrência, a segurança alimentar e as carac- terísticas do consumo. Produzido pela European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions (Euro- found), entidade que tem como missão monitorar e compre- ender mudanças, pesquisar e indicar o uso de ferramentas funcionais e efetivas e, por fim, partilhar ideias e experiên- cias em benefício do bem-estar dos indivíduos, sempre que vinculadas às condições relativas a vida e ao trabalho. Foi elaborado com base em publicações das seguintes institui- ções: European Commission, European Federation of Food, Agriculture and Tourism Trade Union (EFFAT) e Confede- ration of the Food and Drink Industries (CIAA), da União Europeia. n Tendências da Alimentação Contemporânea (Barbosa, 2009) (9) : o estudo destaca as principais tendências do con- sumo de alimentos no Brasil, a partir de uma pesquisa de campo de abrangência nacional sobre os hábitos alimenta- res da população (Barbosa, Toledo, 2006), realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM e pela Toledo e Associados, empresa especializada em pesquisa de mercado e opinião pública. 3.2. mAPEAmEnTO DAS TEnDênCIAS DA AlImEnTAçãO As conclusões obtidas a partir das análises realizadas foram dispostas em uma matriz, organização que facilita a interpretação e a atualização sistemática dos resultados, já que permite a observação completa das variáveis relevantes e a incorporação de informações advindas de novos estudos e pesquisas ainda não avaliados, permitindo o dinamismo e a continuidade do processo. Nesta etapa do BFT 2020, conforme ilustrado pela Figura 1, foi identificada a forte recorrência de citação das tendências, mesmo em estudos diferentes, realizados em re- giões geográficas distintas. As cinco tendências observadas são resultado das in- fluências geradas pelas mudanças que ocorrem nos fatores determinantes da demanda quantitativa e qualitativa por ali- mentos, como explicado anteriormente. Suas principais ca- racterísticas são descritas a seguir e apresentadas, de forma resumida, na Figura 2.

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