Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 40 a s t e n d ê n c i a s d a a l i m e n t a ç ã o comercial e cultural, e considerando a atuação global de muitas empresas do segmento, assume-se que as tendên- cias observadas nesses países já estão ou estarão traduzi- das nos hábitos de consumo da população brasileira. Procu- rou-se, dessa maneira, quantificar e qualificar a intensidade com que o consumidor brasileiro, segmentado em diferentes níveis de renda, idade e escolaridade, entre outros, percebe as cinco categorias apresentadas. Para isso, foi realizada pelo Ibope uma pesquisa de âmbito nacional, encomendada pela Fiesp para o projeto BFT 2020. Vale notar que iniciativas voltadas à determinação de tendências não são propriamente novidades. Tais informa- ções são altamente estratégicas para os agentes de mer- cado que acreditam no pioneirismo e no ineditismo como formas de aumentar as participações de suas companhias em ambientes empresariais competitivos. O hábito de mo- nitorar as tendências é atividade permanente em empresas de grande porte. Entretanto, não se pode afirmar o mesmo para parte significativa das micro e pequenas indústrias, daí a contribuição deste trabalho no sentido de sistematizar as variáveis mais relevantes, para subsidiar os projetos de PD&I dessas empresas. 3.1. Principais estudos sobre as tendências para a alimentação Dos diversos documentos identificados, nove foram selecionados como os mais relevantes aos objetivos do BFT 2020 pelas características apresentadas, tais como: cará- ter estratégico, qualidade, abrangência e importância dos mercados nos países estudados para a indústria alimentícia brasileira. De modo geral, os trabalhos analisados adotam me- todologias e terminologias distintas, tendo sido elaborados com enfoques diferenciados. Entretanto, notou-se a conver- gência das suas conclusões no que diz respeito às principais tendências do setor alimentício, seja para a produção, seja para os serviços prestados neste segmento. Em seguida se- rão apresentados breves comentários sobre os estudos e as suas instituições promotoras: n Strategic Research Agenda 2007-2020 (ETP, 2007) (1) : este trabalho foi elaborado pela European Technology Platform on Food for Life, uma instituição criada em 2005, pela con- federação das indústrias agroalimentares da União Europeia (Confederation of the Food and Drink Industries-CIAA), para estimular o processo de inovação e aumento da competitivi- dade global das indústrias de alimentos da União Europeia. Este estudo, elaborado por vários grupos de trabalho, iden- tifica as principais tendências da alimentação, com foco nos consumidores dos países europeus. A partir desta análise de tendências, estabelece as prioridades para a pesquisa tecno- lógica, capacitação dos profissionais do setor de alimentos, desenvolvimento de novos produtos nas empresas e outros programas estratégicos, visando o aumento da competitivida- de das indústrias da União Europeia. n Canadian Food Trends to 2020 – A Long Range Consumer Ou- tlook (Canadá, 2005) (2) : com o objetivo de prover uma pers- pectiva do consumo de alimentos (e do próprio consumidor) no longo prazo, a Agriculture and Agri-Food Canada, enti- dade federal daquele país, contratou a consultoria especia- lizada Serecon Management Consulting Inc., que identificou as principais tendências para 2020 no setor de alimentos e bebidas do Canadá. Como resultado, 12 principais aspectos foram apontados, tais como o envelhecimento da população, a mudança dos padrões das refeições, as influências cultu- rais, as questões relativas a gastos com alimentos e saúde, entre outros. n Food 2020: The Consumer as CEO (FOOD 2020, 2009) (3) : pes- quisa realizada pela Ketchum, agência global de relações pú- blicas e comunicação estratégica, sediada em Nova York, com atuação em 65 países, em diferentes áreas como Brand Mar- keting, Healthcare, Food & Nutrition, and Technology . O foco da pesquisa, realizada nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha, na Argentina e na China, esteve nos fatores mais considerados na demanda dos alimentos e sobre quais seriam as prioridades que os consumidores estabeleceriam nas indústrias de alimentos, na hipótese de estes serem os CEO’s dessas empresas. n Issues, Trends and Challenges Facing the Food and Drink In- dustry – forecasts to 2014 (JUST-FOOD, 2009) (4) : pesquisa de mercado da empresa Aroq Limited, detentora do portal Just- Food, que monitora as informações estratégicas do setor de alimentos. A pesquisa teve como objetivo analisar as tendên- cias e condições capazes de influenciar o crescimento das vendas de alimentos e bebidas em um horizonte de cinco anos. Tem foco nos principais desafios do setor de alimentos,

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