Brasil Food Trends

43 BrasilFoodTrends2020 a s t e n d ê n c i a s d a a l i m e n t a ç ã o As tendências relacionadas a sensorialidade e prazer As tendências de “sensorialidade e prazer” estão rela- cionadas com o aumento do nível de educação, informação e renda da população, entre outros fatores. Em diversos países, os consumidores estão valorizando as artes culinárias e as ex- periências gastronômicas, influenciando tanto o setor de servi- ços de alimentação como também o desenvolvimento de pro- dutos industrializados. Essa tendência dissemina as receitas regionais e os produtos étnicos, cria o interesse pela harmoni- zação de alimentos e bebidas, novas texturas e sabores. Por outro lado, valoriza a socialização em torno da alimentação, tornando os produtos alimentícios um importante elo entre as pessoas, dentro e fora dos lares. Ganham evidência os circuitos e os polos gastronômicos nas cidades, como importante forma de lazer e entretenimento para moradores e turistas. Os segmentos de consumo de produtos de maior valor agregado tendem a continuar crescendo, tanto em relação aos produtos gourmet e premium , geralmente destinados à popula- ção de alta renda, como também para os alimentos sofistica- dos que têm preço acessível para os consumidores emergen- tes, os quais deverão representar os grandes mercados para a indústria de alimentos no futuro. De modo geral, destacam-se os foodies , consumidores aficionados por novos produtos e no- vas experiências em torno da alimentação. Entretanto, cada vez mais preocupados também com a saúde e a forma física, o que tem levado à demanda por produtos que sejam saborosos, mas também saudáveis. As tendências relacionadas a saudabilidade e bem-estar As tendências de “saudabilidade e bem-estar” originam- se em fatores tais como o envelhecimento das populações, as descobertas científicas que vinculam determinadas dietas às doenças, bem como a renda e a vida nas grandes cidades, in- fluenciando a busca de um estilo de vida mais saudável. São diversos os segmentos de consumo que estão surgindo a partir dessas tendências, entre os quais é possível destacar a procura de alimentos funcionais, os produtos para dietas e controle do peso, e o crescimento de uma nova geração de produtos naturais que estão se sobrepondo ao segmento de produtos orgânicos. Aliado à maior preocupação dos consumidores com a nutrição, o consumo de produtos funcionais tem formado dife- rentes nichos de mercado, como, por exemplo, os de produtos benéficos ao desempenho físico e mental, para a saúde car- diovascular, saúde gastrointestinal, para melhorar o estado de ânimo (energéticos) e para relaxar, entre outros. Também está associada a essa tendência a procura por produtos com proprie- dades cosméticas, mercado considerado bastante promissor. O problema do excesso de peso e obesidade nas popu- lações de vários países estimula os produtos para dietas, ali- mentos com redução ou eliminação de substâncias calóricas. Portanto, o segmento diet / light deve continuar sua tendência de crescimento, ao qual se está aliando uma nova categoria de produtos com ingredientes específicos para queimar calorias e saciar o apetite. Nos países desenvolvidos, consolida-se o consumo de alimentos orgânicos, os quais enfrentam a concorrência das versões naturais de produtos tradicionais, com eliminação de aditivos químicos, entre outras características. As tendências relacionadas a conveniência e praticidade As tendências de “conveniência e praticidade” são mo- tivadas, principalmente, pelo ritmo de vida nos centros urbanos e pelas mudanças verificadas na estrutura tradicional das famí- lias, fatores que estimulam a demanda por produtos que permi- tem a economia de tempo e esforço dos consumidores. Por isso cresce a demanda por refeições prontas e semiprontas, alimen- tos de fácil preparo, embalagens de fácil abertura, fechamento e descarte, com destaque para produtos para o preparo em forno de micro-ondas, além de serviços e produtos de delivery . Para a alimentação fora do lar, cresce o consumo de produtos em pequenas porções ( snacking, finger food ), produ- tos embalados para consumo individual (monodoses), produtos adequados para comer em trânsito ou em diferentes lugares e situações. Entretanto, essas tendências convergem com as necessidades de saudabilidade e bem-estar, resultando no au- mento da demanda de alimentos convenientes, tais como bebi- das à base de frutas, snacks de vegetais, iogurtes etc. As tendências relacionadas a confiabilidade e qualidade Os consumidores mais conscientes e informados ten- dem a demandar produtos seguros e de qualidade atestada, valorizando a garantia de origem e os selos de qualidade, obti-

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