Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 50 o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l 4.1.
Metodologia A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas, com base em técnicas qualitativas e
quantitativas. A primeira etapa, de caráter qualitativo, coletou infor- mações a partir da
discussão de 9 grupos de pessoas resi- dentes em São Paulo, Recife e Porto Alegre, em março
de 2010. Esses grupos, de 8 a 10 indivíduos, eram compostos de homens e mulheres, de 25 a 60 anos, das
classes socioeco- nômicas A, B e C, solteiros e casados, com e sem filhos, res- ponsáveis ou
corresponsáveis pela compra de alimentos para o abastecimento dos domicílios. A segunda etapa,
quantitativa, entrevistou 1.512 pesso- as com idade mínima de 16 anos e de todas as classes socio-
econômicas (A, B, C, D e E – Critério Brasil), em uma aborda- gem domiciliar face a face, em
São Paulo, Rio de Janeiro, Bra- sília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e
Salvador (principais regiões metropolitanas do País). A mesma, probabilística, foi elaborada
com base na distribuição amostral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de
2008, selecionada em 3 estágios, com controle pelas seguin- tes cotas, como: sexo; faixa etária;
escolaridade; ramo de ati- vidade; e se o entrevistado é empregado ou autônomo. A
construção da segmentação foi realizada através de parâmetros
estatísticos de cluster analisys . 4.2. As tendências encontradas no Brasil Um dos importantes
resultados desta pesquisa é a con- firmação de que o Brasil tem hoje uma forte aderência
às ten- dências atitudinais de consumo de alimentos encontradas em outros países do mundo.
Das quatro tendências encontradas no Brasil, três delas são similares às globais: n
Conveniência e Praticidade n Confiabilidade e Qualidade n Sensorialidade e Prazer Além disso,
essas três tendências possuem participa- ção equilibrada, de acordo com o enquadramento
realizado a partir da principal característica de cada consumidor de ali- mentos no Brasil
(Gráfico 1). A 4ª tendência identificada no País representa a fusão Brasil:
tendências observadas para o consumo de alimentos G ráfico 1 (porcentagem) Fonte: Resultados da
Pesquisa Fiesp/Ibope Conveniência e Praticidade - 34% Confiabilidade e Qualidade - 23% Sensorialidade e
Prazer - 23% Saudabilidade e Bem-estar e Sustentabilidade e Ética - 21%
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