Brasil Food Trends
51 BrasilFoodTrends2020 o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l entre duas
observadas nos estudos internacionais de referên- cia: Saudabilidade e Bem-estar e Sustentabilidade e
Ética . A tendência Conveniência e Praticidade é proporcional- mente o maior segmento
atitudinal encontrado no País, com 34% dos consumidores brasileiros de alimentos. Esse grupo divide-se
igualmente entre as classes sociais AB e C. Para esse segmento, a conveniência e a praticidade
são, acima de tudo, as principais prioridades, pois de maneira geral, são consumidores que levam
uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos
e da alimentação da família. Os alimentos industrializados, principalmente os con- gelados e
os semiprontos, são fortes aliados desses consumi- dores, uma vez que representam mais praticidade no
preparo das refeições. De maneira geral, os consumidores enquadrados nessa tendência confiam
na qualidade dos produtos industrializados, ao mesmo tempo que, no momento da compra, priorizam sa- bor e
variedade, além de se declararem dispostos a aumentar o consumo desses produtos, especialmente se
apresentarem preços mais atraentes. Esse grupo apresenta uma participação de homens li-
geiramente superior à média da população. Neste caso, desta- ca-se também a
Região Sudeste, que concentra o maior nível de renda do País. A tendência Confiabilidade
e Qualidade é um forte pi- lar que orienta ou determina as escolhas e a fidelização dos
consumidores desse grupo, seja por empresas, marcas, tipos de produtos, seja por estabelecimentos
comerciais. Para refor- çar a sua importância, é válido mencionar a disposição
desse grupo em pagar mais por produtos nos quais detecta maior qualidade e por marcas em que confia. Esses
consumidores representam aproximadamente 23% do mercado de alimentos e estão mais presentes na clas- se
C. Dentre eles, destaca-se uma forte presença de mulheres, principalmente as donas de casa ou de
famílias com crianças menores de 12 anos. A tendência Sensorialidade e Prazer é
amplamente va- lorizada quando se trata de alimentação, seja ela de que tipo ou natureza for. O
importante é que a comida seja gostosa e atraente. Esse segmento representa em torno de 22% do mer-
cado consumidor de alimentos. Sua característica sociodemo- gráfica não difere muito do
perfil da população em geral. Os consumidores desse grupo têm um estilo mais impulsivo na
hora de comer, sendo guiados, sobretudo, pelo prazer e, o mais importante, sem culpa. São consumidores
que adoram comer guloseimas no seu dia a dia mesmo sabendo que estas podem não fazer bem à
saúde. Eles são determinados na hora de resolver dilemas de fazer opções, como, por
exemplo, “comer o que é mais gostoso versus o que é mais saudável”, escolhem o mais gostoso.
As tendências de Saudabilidade e Bem-estar e Susten- tabilidade e Ética , embora se apresentem
separadas nos estu- dos internacionais de referência, provavelmente por se tratar de mercados mais
desenvolvidos, no Brasil, ainda não estão plenamente consolidadas individualmente. No País, o
engajamento em prol do social e do meio am- biente vinculados às praticas de consumo de alimentos
já está pre- sente, porém atrelado a questões de saudabilidade e bem-estar. Esse
segmento representa, aproximadamente, 21% do mercado consumidor de alimentos, com forte potencial de
crescimento, estando mais presente na classe C; entre casa- dos; com destaque para a Região Nordeste. O
que mais se destaca nesse grupo é a busca por ali- mentos que podem trazer algum benefício à
saúde. Para isso, buscam selos de qualidade e outras informações sobre a ori- gem dos
alimentos. A procura pela qualidade de vida revela- se, nesse segmento, como um ideal mais amplo, que inclui
a sociedade e o meio ambiente. Esses consumidores priorizam a compra de alimentos industrializados se
souberem que o fabricante protege o meio ambiente ou tem projetos sociais. Por outro lado, deixam de comprar
o produto de empresas envolvidas com irregularida- des, mesmo sendo de uma marca conhecida ou de
confiança. 4.3. O COnSumIDOr BrASIlEIrO: háBITOS, ATITuDES E COmPOrTAmEnTO Café da
manhã, almoço e jantar Em relação às três principais refeições do
dia: café da manhã, almoço e jantar, a pesquisa constatou que 59% dos entrevistados têm
o costume de tomar café da manhã em casa. Esse momento é caracterizado por uma
refeição ligeira e com familiares dispersos em diferentes horários. O almoço é o
menos praticado no ambiente domés- tico: 53% dos moradores dos grandes centros declararam que ao menos
um dia da semana almoçam fora de casa. Esta é considerada a principal refeição do dia e
é nela que
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