Brasil Food Trends

51 BrasilFoodTrends2020 o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l entre duas observadas nos estudos internacionais de referên- cia: Saudabilidade e Bem-estar e Sustentabilidade e Ética . A tendência Conveniência e Praticidade é proporcional- mente o maior segmento atitudinal encontrado no País, com 34% dos consumidores brasileiros de alimentos. Esse grupo divide-se igualmente entre as classes sociais AB e C. Para esse segmento, a conveniência e a praticidade são, acima de tudo, as principais prioridades, pois de maneira geral, são consumidores que levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família. Os alimentos industrializados, principalmente os con- gelados e os semiprontos, são fortes aliados desses consumi- dores, uma vez que representam mais praticidade no preparo das refeições. De maneira geral, os consumidores enquadrados nessa tendência confiam na qualidade dos produtos industrializados, ao mesmo tempo que, no momento da compra, priorizam sa- bor e variedade, além de se declararem dispostos a aumentar o consumo desses produtos, especialmente se apresentarem preços mais atraentes. Esse grupo apresenta uma participação de homens li- geiramente superior à média da população. Neste caso, desta- ca-se também a Região Sudeste, que concentra o maior nível de renda do País. A tendência Confiabilidade e Qualidade é um forte pi- lar que orienta ou determina as escolhas e a fidelização dos consumidores desse grupo, seja por empresas, marcas, tipos de produtos, seja por estabelecimentos comerciais. Para refor- çar a sua importância, é válido mencionar a disposição desse grupo em pagar mais por produtos nos quais detecta maior qualidade e por marcas em que confia. Esses consumidores representam aproximadamente 23% do mercado de alimentos e estão mais presentes na clas- se C. Dentre eles, destaca-se uma forte presença de mulheres, principalmente as donas de casa ou de famílias com crianças menores de 12 anos. A tendência Sensorialidade e Prazer é amplamente va- lorizada quando se trata de alimentação, seja ela de que tipo ou natureza for. O importante é que a comida seja gostosa e atraente. Esse segmento representa em torno de 22% do mer- cado consumidor de alimentos. Sua característica sociodemo- gráfica não difere muito do perfil da população em geral. Os consumidores desse grupo têm um estilo mais impulsivo na hora de comer, sendo guiados, sobretudo, pelo prazer e, o mais importante, sem culpa. São consumidores que adoram comer guloseimas no seu dia a dia mesmo sabendo que estas podem não fazer bem à saúde. Eles são determinados na hora de resolver dilemas de fazer opções, como, por exemplo, “comer o que é mais gostoso versus o que é mais saudável”, escolhem o mais gostoso. As tendências de Saudabilidade e Bem-estar e Susten- tabilidade e Ética , embora se apresentem separadas nos estu- dos internacionais de referência, provavelmente por se tratar de mercados mais desenvolvidos, no Brasil, ainda não estão plenamente consolidadas individualmente. No País, o engajamento em prol do social e do meio am- biente vinculados às praticas de consumo de alimentos já está pre- sente, porém atrelado a questões de saudabilidade e bem-estar. Esse segmento representa, aproximadamente, 21% do mercado consumidor de alimentos, com forte potencial de crescimento, estando mais presente na classe C; entre casa- dos; com destaque para a Região Nordeste. O que mais se destaca nesse grupo é a busca por ali- mentos que podem trazer algum benefício à saúde. Para isso, buscam selos de qualidade e outras informações sobre a ori- gem dos alimentos. A procura pela qualidade de vida revela- se, nesse segmento, como um ideal mais amplo, que inclui a sociedade e o meio ambiente. Esses consumidores priorizam a compra de alimentos industrializados se souberem que o fabricante protege o meio ambiente ou tem projetos sociais. Por outro lado, deixam de comprar o produto de empresas envolvidas com irregularida- des, mesmo sendo de uma marca conhecida ou de confiança. 4.3. O COnSumIDOr BrASIlEIrO: háBITOS, ATITuDES E COmPOrTAmEnTO Café da manhã, almoço e jantar Em relação às três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar, a pesquisa constatou que 59% dos entrevistados têm o costume de tomar café da manhã em casa. Esse momento é caracterizado por uma refeição ligeira e com familiares dispersos em diferentes horários. O almoço é o menos praticado no ambiente domés- tico: 53% dos moradores dos grandes centros declararam que ao menos um dia da semana almoçam fora de casa. Esta é considerada a principal refeição do dia e é nela que

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