Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 50 o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l 4.1. Metodologia A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas, com base em técnicas qualitativas e quantitativas. A primeira etapa, de caráter qualitativo, coletou infor- mações a partir da discussão de 9 grupos de pessoas resi- dentes em São Paulo, Recife e Porto Alegre, em março de 2010. Esses grupos, de 8 a 10 indivíduos, eram compostos de homens e mulheres, de 25 a 60 anos, das classes socioeco- nômicas A, B e C, solteiros e casados, com e sem filhos, res- ponsáveis ou corresponsáveis pela compra de alimentos para o abastecimento dos domicílios. A segunda etapa, quantitativa, entrevistou 1.512 pesso- as com idade mínima de 16 anos e de todas as classes socio- econômicas (A, B, C, D e E – Critério Brasil), em uma aborda- gem domiciliar face a face, em São Paulo, Rio de Janeiro, Bra- sília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Salvador (principais regiões metropolitanas do País). A mesma, probabilística, foi elaborada com base na distribuição amostral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, selecionada em 3 estágios, com controle pelas seguin- tes cotas, como: sexo; faixa etária; escolaridade; ramo de ati- vidade; e se o entrevistado é empregado ou autônomo. A construção da segmentação foi realizada através de parâmetros estatísticos de cluster analisys . 4.2. As tendências encontradas no Brasil Um dos importantes resultados desta pesquisa é a con- firmação de que o Brasil tem hoje uma forte aderência às ten- dências atitudinais de consumo de alimentos encontradas em outros países do mundo. Das quatro tendências encontradas no Brasil, três delas são similares às globais: n Conveniência e Praticidade n Confiabilidade e Qualidade n Sensorialidade e Prazer Além disso, essas três tendências possuem participa- ção equilibrada, de acordo com o enquadramento realizado a partir da principal característica de cada consumidor de ali- mentos no Brasil (Gráfico 1). A 4ª tendência identificada no País representa a fusão Brasil: tendências observadas para o consumo de alimentos G ráfico 1 (porcentagem) Fonte: Resultados da Pesquisa Fiesp/Ibope Conveniência e Praticidade - 34% Confiabilidade e Qualidade - 23% Sensorialidade e Prazer - 23% Saudabilidade e Bem-estar e Sustentabilidade e Ética - 21%

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