Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 54 Ter marca que confio ou conheço 59 42 57 44 58 40 66 38 58 45 Ser gostoso ou saboroso 47 31 56 38 33 20 35 27 60 35 Ser nutritivo, adicionado de vitaminas 32 33 31 29 38 35 33 38 26 31 Ser de qualidade 29 35 22 27 35 43 33 39 26 32 Ser barato 28 23 28 25 26 20 24 19 32 24 Ter menos agrotóxicos 19 29 15 23 24 34 22 41 14 24 Ter menos conservantes 23 33 21 26 25 42 24 39 25 30 Brasil: principais fatores considerados na decisão de compra de alimentos industrializados (porcentagem) T aBELa 2 Fonte: Resultados da Pesquisa Fiesp/Ibope HOJE HOJE HOJE HOJE HOJE FUTURO FUTURO FUTURO FUTURO FUTURO FATORES BRASIL “CONVENIÊNCIA E PRATICIDADE” “SAUDABILIDADE E BEM-ESTAR” E “SUSTENTABILIDADE E ÉTICA” “CONFIABILIDADE E QUALIDADE” “SENSORIALIDADE E PRAZER” lizados está no prazer que muitos deles proporcionam e, nesses casos, o fim de semana é o momento ideal para desfrutá-los. Passado, presente e futuro dos alimentos industrializados Antigamente... Num passado não muito longínquo, ou seja, há dez ou 15 anos, os entrevistados da presente pesquisa percebiam a alimentação como mais artesanal (feita em casa). Há a lem- brança de uma menor variedade de ingredientes, produtos e marcas e, assim, o foco estava nos alimentos caseiros ou em alguns poucos industrializados. Mencionam também que os ali- mentos eram não apenas mais baratos, mas também de qua- lidade diferenciada. Sobretudo, havia muito pouca informação sobre as características e propriedades dos alimentos em geral. hoje... Os consumidores pesquisados consideram que as fon- tes de informação são inúmeras (sabe-se muito sobre vários produtos e alimentos), mas que nem sempre garantem cons- cientização ou mudanças efetivas nos seus comportamentos. Consideram, atualmente, que a oferta de produtos e marcas é bastante farta e que as empresas se mostram mais conscien- tes de seu papel social e preocupadas com o meio ambiente. Quando são analisados os fatores mais importantes na compra de alimentos industrializados, confiança e conheci- mento nas marcas representam 59% das razões citadas pelos consumidores, o que pode, para a maior parte deles, assegurar a qualidade dos produtos. Outros fatores considerados importantes dizem respeito ao sabor dos produtos (47%) e o fato de serem nutritivos, ou seja, enriquecidos com vitaminas (32%). o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l no futuro... Quando falamos em futuro, os consumidores preveem que teremos mais informação e, com isso, maior conscientiza- ção por parte das pessoas. Consequentemente, eles acreditam que estarão mais preocupados com a qualidade de vida e com a saúde e, portanto tenderão a valorizar aqueles produtos com mais atributos de qualidade e com menor utilização de produ- tos químicos. As marcas podem ter a sua importância relativa re- duzida nesse futuro, em relação a outros atributos, prin- cipalmente aquelas que não estiverem alinhadas com as expectativas desse consumidor. Porém, continuarão sendo, destacadamente, o principal fator de decisão de compra. A seguir, serão destacadas algumas características que auxiliam na definição do perfil do consumo de alimentos no Brasil, assim como a consolidação das tendências.

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