Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 60 o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l Zoom: perfil e comportamento As Mulheres Acima de 45 anos Nessa fase da vida, a maioria das entrevistadas relata des- frutar de maior independência. Os filhos já estão em idade adulta e muitos deles já não vivem mais sob sua responsabilidade direta. Várias estão vivendo sozinhas (separadas ou viúvas) e a maioria tem ocupação fora do lar, pois mesmo quando são aposentadas ou pensionistas realizam alguma atividade, com fins lucrativos ou não. Esse segmento demonstra grande preocupação com a saúde, principalmente quando as mulheres percebem mudan- ças no organismo (decorrentes de deficiências ou doenças), e manifestações de herança familiar (como diabetes e hiper- tensão, entre outras). A partir de tais constatações, passam a exibir comportamentos preventivos ou curativos que motivam mudanças alimentares mais profundas, como a redução, a eli- minação ou a inclusão de certos alimentos. istockphoto Essas mulheres se mostraram bem informadas quanto a ingredientes e propriedades de alguns alimentos, como ração humana, linhaça, chás, sucos, verduras, frutas etc. Foi nesse segmento que algumas mulheres relataram fazer artesanalmente molho de tomate e massa de macarrão. São as que mais seguem as receitas de pratos tradicionais de família, valorizam o fresco e o natural e demonstram alto en- volvimento no preparo dos alimentos. Para esse segmento, a praticidade é almejada, mas não justifica a aceitação plena de processos percebidos como pouco naturais (ex: ela própria prepara os alimentos e congela para uso posterior). A classe A Os entrevistados pertencentes a essa classe social demonstraram ter uma vida bastante atribulada e repleta de atividades e interesses. Os que têm filhos pequenos apontam grande preocupação quanto a serem bons exemplos, no âmbi-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==