Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 60 o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l Zoom: perfil e
comportamento As Mulheres Acima de 45 anos Nessa fase da vida, a maioria das entrevistadas relata des-
frutar de maior independência. Os filhos já estão em idade adulta e muitos deles já
não vivem mais sob sua responsabilidade direta. Várias estão vivendo sozinhas (separadas ou
viúvas) e a maioria tem ocupação fora do lar, pois mesmo quando são aposentadas ou
pensionistas realizam alguma atividade, com fins lucrativos ou não. Esse segmento demonstra grande
preocupação com a saúde, principalmente quando as mulheres percebem mudan- ças no
organismo (decorrentes de deficiências ou doenças), e manifestações de herança
familiar (como diabetes e hiper- tensão, entre outras). A partir de tais constatações, passam
a exibir comportamentos preventivos ou curativos que motivam mudanças alimentares mais profundas, como
a redução, a eli- minação ou a inclusão de certos alimentos. istockphoto Essas
mulheres se mostraram bem informadas quanto a ingredientes e propriedades de alguns alimentos, como
ração humana, linhaça, chás, sucos, verduras, frutas etc. Foi nesse segmento que algumas
mulheres relataram fazer artesanalmente molho de tomate e massa de macarrão. São as que mais
seguem as receitas de pratos tradicionais de família, valorizam o fresco e o natural e demonstram alto
en- volvimento no preparo dos alimentos. Para esse segmento, a praticidade é almejada, mas não
justifica a aceitação plena de processos percebidos como pouco naturais (ex: ela própria
prepara os alimentos e congela para uso posterior). A classe A Os entrevistados pertencentes a essa classe
social demonstraram ter uma vida bastante atribulada e repleta de atividades e interesses. Os que têm
filhos pequenos apontam grande preocupação quanto a serem bons exemplos, no âmbi-
Made
with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==