Brasil Food Trends
61 BrasilFoodTrends2020 o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l to geral e
quanto aos hábitos alimentares em especial, e para tanto, buscam estar sempre muito bem informados.
Assim, demonstram conhecimento acerca dos benefí- cios e malefícios de vários ingredientes
(gordura saturada, gor- dura trans, sódio, ômega 3 etc.), bem como as propriedades de vários
outros alimentos e produtos, como a ração humana, grãos e cereais, frutas e verduras etc.
Devido à sua condição socioeconômica favorecida, os entrevistados dessa classe social
conseguem estabelecer inú- meros parâmetros comparativos ao avaliar alguns alimentos ou produtos
alimentícios, como a diferença entre a margarina e a manteiga e entre produtos nacionais e
importados. Além dis- so, eles demonstram maior poder de crítica em relação aos
componentes industriais usados na preservação de alimentos, o que lhes proporciona uma
posição diferenciada na escolha dos produtos. Dentro de tal contexto, valorizam, e, muitas vezes,
pres- tigiam empresas com posicionamento sustentável. Uma vez que essa classe tende a encarar o ato de
cozi- nhar mais como um hobby do que uma obrigação cotidiana, ela gosta de experimentar receitas e
novos produtos, e a aparência dos pratos, alimentos e produtos é muito valorizada. A classe C Os
entrevistados pertencentes a essa classe social de- monstram grande preocupação com o trabalho e a
família, e, consequentemente, em serem modelos positivos para seus filhos. Em razão de
limitações financeiras, os entrevistados desse segmento afirmam comer fora de casa apenas excep-
cionalmente, mesmo quando a atividade profissional impede que façam suas refeições em casa.
Nessas situações, levam a refeição pronta de casa. Preço é um importante vetor
na hora da escolha da maioria dos produtos de consumo, inclusive os alimentícios. Esse segmento,
portanto, demonstra valorização da fartu- ra na alimentação e da prevalência do
sabor sobre a praticidade.
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