Brasil Food Trends
65 BrasilFoodTrends2020 a i n d ú s t r i a d e a l i m e n t o s d i a n t e d a s t e n d ê n c
i a s G ráfico 2 Brasil, alimentos e bebidas – pessoal ocupado na indústria Fonte: Pesquisa
Industrial Anual Empresa – IBGE Elaboração: Fiesp/Deagro 0 5 10 15 20 25 - 500.000 1.000.000
1.500.000 2.000.000 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 Alimentos e bebidas (indivíduos)
Participação no total da indústria (porcentagem) Rank ing 1º 1º 1º 1º
1º 1º 1º 1º 1 º 1 º Muito embora o segmento tenha observado uma perda de
participação relativa quanto ao número de empresas em comparação a outros setores
industriais (seção 5.a.), seu pes- soal ocupado cresceu em proporções superiores à
indústria, a uma média anual de 5,2% ante o crescimento total de 4,5% ao ano, para o mesmo
período. 5.c. VAlOr BruTO DA PrODuçãO InDuSTrIAl O valor bruto da produção
industrial dos 27 segmen- tos de atividade chegou a R$ 1,4 trilhão em 2007. Mais uma vez, a
transformação de alimentos e bebidas figura na primeira posição de todos os gêneros
industriais, represen- tando mais de 18% do total no ano, chegando a R$ 255,7 bilhões. O montante
demonstra que 9,61% do PIB brasileiro a preços de mercado fluiu, de alguma maneira, pela indús-
tria de alimentos e bebidas. 5.d. VAlOr DA TrAnSFOrmAçãO InDuSTrIAl Em uma ótica mais
próxima da agregação de valor, que considera o valor bruto da produção
subtraído o custo das opera- ções industriais, o setor de alimentos e bebidas também se
desta- cou, figurando na primeira posição dentre os ramos da indústria. Em 2007, participou
com mais de 15% dos R$ 606 bilhões gera- dos por todas as atividades de transformação e
extração, acompa- nhada bem de perto pela “fabricação de coque, refino de petró-
leo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool”, segmento que
se manteve à frente nos anos de 2005 e 2006. 5.e. OuTrOS InDICADOrES A seguir, apresentam-se alguns
indicadores da indústria de alimentos, que complementam as informações anteriores e auxiliam
na composição do cenário competitivo desse setor.
Made
with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==