Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 70 Entretanto, em razão dos fatores de demanda, como au- mento da renda, do grau
de escolaridade e do maior acesso à informação, as preferências demonstradas por aqueles
consu- midores são importantes indicativos sobre as futuras escolhas do consumidor brasileiro. Assim,
é muito provável que grande parte desses produtos encontre, num futuro próximo, um mer- cado
crescente no Brasil. A percepção do valor dos produtos pelos consumidores Em mercados com
concorrência acirrada, a manipula- ção das características dos produtos é uma das
estratégias da indústria alimentícia para influenciar a demanda e conquistar maior
participação de mercado com ofertas de maior valor para o consumidor. Essa estratégia de
diferenciação (1) considera que as pessoas fazem suas escolhas buscando a maximização do
valor dos alimentos que serão consumidos. O conceito de valor é definido (2,3) como algo que
refle- te a relação entre os benefícios e os custos percebidos pelo consumidor, enquanto a
satisfação do cliente seria caracteriza- da pela sensação que ele teria ao perceber o
desempenho do produto, em contraste com suas expectativas. Sob a ótica dos consumidores, os
benefícios podem ser tangíveis ou intangí- veis, e os custos percebidos referem-se tanto ao
preço cobrado pelo produto como também ao tempo e ao esforço de compra e preparo dos
alimentos, e aos riscos percebidos em relação à origem ou ingredientes dos produtos, entre
outros fatores. O valor atribuído pelo cliente ao produto também é des- tacado (4) como um
fator fundamental para o sucesso das empre- sas. Por isso é importante que as mesmas compreendam a ma-
neira com a qual os clientes o percebem, para assim poderem oferecer valores exclusivos, como meio para a
criação de rela- cionamentos duradouros com os consumidores. Além de ofertar vantagens aos
clientes, a troca deve também ser gerenciada de modo a atingir bons resultados para as empresas e os
clientes (4) . Essa abordagem, em síntese, determina o sucesso do processo de troca como variável
dependente da obtenção de vantagens mútuas tanto para a satisfação de necessidades
dos clientes como na conquista dos objetivos empresariais. Quando isto ocorre com determinada intensidade e
dura- bilidade, pode ser definida como uma tendência de consu- mo (2) . Desse modo, uma tendência
reflete ao mesmo tempo as características mais valorizadas pelos consumidores em determinados produtos
ofertados que, consequentemente, se tornam mais demandados. Sob esse enfoque, este tópico apresenta uma
análise das tendências por meio do benchmarking de diversos produ- tos comercializados, com o
objetivo de ilustrar as estratégias de inovação das empresas, na tentativa de oferecer
produtos com melhor balanceamento entre os benefícios e os custos, e assim conquistar a
preferência dos consumidores. Desenvolvimento de novos produtos: a tradução das
tendências alimentares em propostas de valor para os consumidores O desenvolvimento de novos produtos
pode ser realiza- do conforme diferentes abordagens. A empresa pode simples- p r o d u t o s - o p o r t u n
i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o O conceito de valor percebido F igura 1 Os consumidores tendem
a escolher os produtos avaliando o conjunto de benefícios oferecidos em relação aos custos da
compra. Percepção dos custos Percepção dos benefícios V A L O R =
Elaboração: BFT 2020
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