Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 72 a oferecer, pressupostamente, um mix ideal de benefícios es- perados pelos consumidores; n As tendências alimentares manifestam-se de forma distinta entre os diferentes tipos de consumidores, cujo comportamen- to de compra costuma variar conforme as diferenças regionais e socioculturais, entre outras. Assim, um produto pode ter va- lor percebido por um segmento de consumidores, mas não ser atrativo para outros. É o caso, principalmente, do questiona- mento que ocorre em relação às inovações que proliferam nos países desenvolvidos, e que no Brasil ainda representam uma incógnita. No entanto, no BFT 2020 considera-se (ver Capítulo 3) que a manifestação das tendências tende a ocorrer de forma similar no mercado brasileiro, mesmo que com outras propor- ções, devido ao fenômeno da convergência dos hábitos alimen- tares, decorrente do aumento da renda per capita (ver Capítulo 2), do processo de globalização e da internacionalização das grandes redes varejistas e de restaurantes (6) . n Os exemplos escolhidos servem como ilustrações, não deven- do ser considerados os únicos marcos de referência ( bench- marks ). Apesar de vários representarem, efetivamente, pro- dutos de sucesso, podem não ser adequados para empresas com outro posicionamento estratégico, com outra realidade de mercado, ou ainda em diferente estágio tecnológico. Entre- tanto, demonstram oportunidades em potencial, que poderão orientar projetos futuros de PD&I. n Nesta edição do BFT 2020, a análise das inovações tem caráter exploratório, ou seja, sem a pretensão de descrever minuciosamente cada linha de produtos inovadores ou de quantificar os diversos mercados, conforme as categorias de produtos (derivados de leite, chocolates, balas e confeitos, be- bidas, carnes etc.), regiões (Sudeste, Sul, Nordeste, regiões metropolitanas etc.) e segmentos específicos de consumidores (geração Y, idosos, solteiros, mulheres etc.). n Os exemplos não abrangem todas as possibilidades de inova- ção em relação às tendências, dando destaque àquelas consi- deradas de maior relevância para o mercado brasileiro. n Em relação aos produtos alimentícios, os consumidores procuram otimizar os benefícios desejados de acordo com o seu orçamento (7) . Nessa direção, é importante observar que a variável preço não é destacada nos exemplos, embora seja p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Análise de tendências e desenvolvimento de novos produtos F igura 2 Tradução dos benefícios desejados em características de produtos requeridas Análise das tendências e identificação dos benefícios desejados pelos consumidores Elaboração: BFT 2020 Desenvolvimento de novos produtos Papel estratégico de: Ingredientes Embalagens e Processos Sensorialidade e Prazer Saudabilidade e Bem-estar Conveniência e Praticidade Confiabilidade e Qualidade Sustentabilidade e Ética Propostas de valor

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