Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 72 a oferecer, pressupostamente, um mix ideal de benefícios es- perados pelos
consumidores; n As tendências alimentares manifestam-se de forma distinta entre os diferentes tipos de
consumidores, cujo comportamen- to de compra costuma variar conforme as diferenças regionais e
socioculturais, entre outras. Assim, um produto pode ter va- lor percebido por um segmento de consumidores,
mas não ser atrativo para outros. É o caso, principalmente, do questiona- mento que ocorre em
relação às inovações que proliferam nos países desenvolvidos, e que no Brasil
ainda representam uma incógnita. No entanto, no BFT 2020 considera-se (ver Capítulo 3) que a
manifestação das tendências tende a ocorrer de forma similar no mercado brasileiro, mesmo que
com outras propor- ções, devido ao fenômeno da convergência dos hábitos alimen-
tares, decorrente do aumento da renda per capita (ver Capítulo 2), do processo de
globalização e da internacionalização das grandes redes varejistas e de restaurantes (6)
. n Os exemplos escolhidos servem como ilustrações, não deven- do ser considerados os
únicos marcos de referência ( bench- marks ). Apesar de vários representarem, efetivamente,
pro- dutos de sucesso, podem não ser adequados para empresas com outro posicionamento estratégico,
com outra realidade de mercado, ou ainda em diferente estágio tecnológico. Entre- tanto,
demonstram oportunidades em potencial, que poderão orientar projetos futuros de PD&I. n Nesta
edição do BFT 2020, a análise das inovações tem caráter exploratório, ou
seja, sem a pretensão de descrever minuciosamente cada linha de produtos inovadores ou de quantificar
os diversos mercados, conforme as categorias de produtos (derivados de leite, chocolates, balas e confeitos,
be- bidas, carnes etc.), regiões (Sudeste, Sul, Nordeste, regiões metropolitanas etc.) e segmentos
específicos de consumidores (geração Y, idosos, solteiros, mulheres etc.). n Os exemplos
não abrangem todas as possibilidades de inova- ção em relação às
tendências, dando destaque àquelas consi- deradas de maior relevância para o mercado
brasileiro. n Em relação aos produtos alimentícios, os consumidores procuram otimizar os
benefícios desejados de acordo com o seu orçamento (7) . Nessa direção, é
importante observar que a variável preço não é destacada nos exemplos, embora seja p r o
d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Análise de tendências e
desenvolvimento de novos produtos F igura 2 Tradução dos benefícios desejados em
características de produtos requeridas Análise das tendências e identificação dos
benefícios desejados pelos consumidores Elaboração: BFT 2020 Desenvolvimento de novos
produtos Papel estratégico de: Ingredientes Embalagens e Processos Sensorialidade e Prazer
Saudabilidade e Bem-estar Conveniência e Praticidade Confiabilidade e Qualidade Sustentabilidade e
Ética Propostas de valor
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