Brasil Food Trends

73 BrasilFoodTrends2020 fundamental na percepção de valor pelos consumidores. n Os aspectos relacionados à promoção (propaganda, promo- ções de vendas etc.) e à distribuição dos produtos, apesar de serem intrínsecos ao processo de comercialização, também não são considerados neste trabalho. 5.1.1. ExEmPlOS DE PrODuTOS COm PrOPOSTAS DE VAlOr PArA SEnSOrIAlIDADE E PrAzEr O hábito de comer por prazer continua sendo o mais explorado pela indústria de alimentos. Conforme um estudo da empresa XTC (8) , observa-se que, entre os anos 2000 e 2008, no mercado mundial, o porcentual de produtos lança- dos com esse posicionamento representou mais de 40% do total, incluindo versões mais sofisticadas de alimentos tradi- cionais, com variação de sabores, entre outros. Em relação a sensorialidade e prazer destacam-se, neste trabalho, três situações específicas: o aumento da demanda de produtos de maior valor agregado, a busca do prazer sem culpa e o maior interesse pela culinária e pela sua importância na construção de laços familiares e de amizade. p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de produtos relacionados à tendência de sensorialidade e prazer Q uadro 1 BENEFÍCIOS RELACIONADOS À TENDÊNCIA DE SENSORIALIDADE E PRAZER EXEMPLOS DE PROPOSTAS DE VALOR PARA OS CONSUMIDORES Consumo de alimentos com maior valor agregado, alimentos com símbolos de status, alimentos que compõem o estilo de vida sofisticado. Consumo hedonista, busca de indulgência, experimentação de novos sabores e texturas, escape do cotidiano, exotismo. Valorização da culinária e da gastronomia, por aficionados, como entretenimento e lazer ou socialização em torno da alimentação. Experimentação da culinária de regiões específicas, contato com outras culturas. Recuperação de culinárias regionais e da tradicional cozinha caseira. Produtos gourmet e especialidades para mercados populares; Versões premium de produtos existentes (elevação/aperfeiçoamento do padrão de qualidade, premiumisation ); Produtos super-premium . Produtos de “indulgência sem culpa” (incorporação de novos atributos para diminuir rejeição de produtos com alto teor calórico, gordurosos etc. ou redução de porção ou tamanho da embalagem); Produtos com sabores e texturas diferentes, produtos interativos e produtos exóticos que permitem novos estímulos sensoriais e o escape da rotina diária. Reprodução de receitas originadas em restaurantes; Referência a receitas gourmet servidas em restaurantes; Produtos desenvolvidos com a participação de chefs de cozinha; Produtos com assinatura de chefs famosos; Produtos étnicos; Produtos com sabores característicos de outros países; Produtos baseados em receitas tradicionais; Produtos em porções para o consumo em família; Produtos com proposta de recriar no lar a experiência de ter refeições em restaurantes; Produtos coadjuvantes de momentos de lazer e entretenimento; Produtos para ocasiões festivas; Produtos para presentear. Elaboração: BFT 2020

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