Brasil Food Trends
73 BrasilFoodTrends2020 fundamental na percepção de valor pelos consumidores. n Os aspectos
relacionados à promoção (propaganda, promo- ções de vendas etc.) e à
distribuição dos produtos, apesar de serem intrínsecos ao processo de
comercialização, também não são considerados neste trabalho. 5.1.1. ExEmPlOS DE
PrODuTOS COm PrOPOSTAS DE VAlOr PArA SEnSOrIAlIDADE E PrAzEr O hábito de comer por prazer continua
sendo o mais explorado pela indústria de alimentos. Conforme um estudo da empresa XTC (8) , observa-se
que, entre os anos 2000 e 2008, no mercado mundial, o porcentual de produtos lança- dos com esse
posicionamento representou mais de 40% do total, incluindo versões mais sofisticadas de alimentos
tradi- cionais, com variação de sabores, entre outros. Em relação a sensorialidade e
prazer destacam-se, neste trabalho, três situações específicas: o aumento da demanda de
produtos de maior valor agregado, a busca do prazer sem culpa e o maior interesse pela culinária e pela
sua importância na construção de laços familiares e de amizade. p r o d u t o s - o p o
r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de produtos relacionados à
tendência de sensorialidade e prazer Q uadro 1 BENEFÍCIOS RELACIONADOS À TENDÊNCIA DE
SENSORIALIDADE E PRAZER EXEMPLOS DE PROPOSTAS DE VALOR PARA OS CONSUMIDORES Consumo de alimentos com maior
valor agregado, alimentos com símbolos de status, alimentos que compõem o estilo de vida
sofisticado. Consumo hedonista, busca de indulgência, experimentação de novos sabores e
texturas, escape do cotidiano, exotismo. Valorização da culinária e da gastronomia, por
aficionados, como entretenimento e lazer ou socialização em torno da alimentação.
Experimentação da culinária de regiões específicas, contato com outras culturas.
Recuperação de culinárias regionais e da tradicional cozinha caseira. Produtos gourmet e
especialidades para mercados populares; Versões premium de produtos existentes
(elevação/aperfeiçoamento do padrão de qualidade, premiumisation ); Produtos
super-premium . Produtos de “indulgência sem culpa” (incorporação de novos atributos para
diminuir rejeição de produtos com alto teor calórico, gordurosos etc. ou redução de
porção ou tamanho da embalagem); Produtos com sabores e texturas diferentes, produtos interativos
e produtos exóticos que permitem novos estímulos sensoriais e o escape da rotina diária.
Reprodução de receitas originadas em restaurantes; Referência a receitas gourmet servidas em
restaurantes; Produtos desenvolvidos com a participação de chefs de cozinha; Produtos com
assinatura de chefs famosos; Produtos étnicos; Produtos com sabores característicos de outros
países; Produtos baseados em receitas tradicionais; Produtos em porções para o consumo em
família; Produtos com proposta de recriar no lar a experiência de ter refeições em
restaurantes; Produtos coadjuvantes de momentos de lazer e entretenimento; Produtos para ocasiões
festivas; Produtos para presentear. Elaboração: BFT 2020
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