Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 76 Busca de experiências gastronômicas, estreitamento dos laços familiares e de amizade Além da tendência de consumo de alimentos gourmet e busca de indulgências, o fascínio pelos chefs de cozinha é tam- bém um fenômeno global identificado por especialistas (13,15) . A popularidade da gastronomia é destacada (13) , nos Estados Unidos, no Japão e na Espanha, como uma oportunidade para o lançamento de produtos que orientem e facilitem aos consu- midores, o preparo de receitas mais esmeradas, sem ter, ne- cessariamente, de dominar as artes culinárias ou ter o talento de um grande chef de cozinha. Apesar de, aparentemente, essa tendência estar mais consolidada nos países desenvolvidos, no Brasil já pode ser identificado um movimento similar. Um exemplo é a utiliza- ção de chefs de cozinha nos processos de PD&I das grandes empresas alimentícias, ou mesmo parcerias com escolas de gastronomia. Outro exemplo é a utilização da assinatura de chefs famosos em produtos lançados no mercado nacional (ver azeite na Figura 6). Assim, os chefs de cozinha têm atuado nas indústrias, tanto nas atividades relacionadas ao setor de food service como no aprimoramento de receitas de produtos para o consumidor final. Com seus talentos e domínio das artes culinárias, esses Exemplos de produtos que permitem o escape da rotina diária F igura 4 Fonte: Divulgação p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Produtos interativos: chocolate calendário, cereal Lego, confeito com sistema e personalização de mensagem por encomenda, “receitas” de confeitos Sabores e produtos da moda Variações de texturas: sobremesas lácteas Sabores e produtos exóticos: refrigerante sabor feijão Interação com consumidores por meio da internet: criação de novos sabores (águas vitaminadas, batatas fritas)

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