Brasil Food Trends
77 BrasilFoodTrends2020 profissionais adicionam novas competências (16) às equipes de
inovação, tradicionalmente formadas por engenheiros e tecnó- logos. Além disso, a
assinatura dos chefs famosos visa associar o prestígio dessas celebridades com a característica
gourmet do produto. A atração pelas experiências gastronômicas tem esti- mulado os
consumidores e se aventurar na cozinha. Um estudo da empresa Mintel (17) estimou que 53% dos
norte-americanos adultos costumam se interessar, eventualmente, por cozinhar por prazer, sendo 16%
aficionados por isso. Entre os motivos estão o desejo de experimentação, de expressar
afeição para a família ou amigos e a preocupação com a saúde. Em
relação à prática da culinária, em 2009, o fórum Wellfood (11) destacou alguns
tipos de segmentos de consumi- dores que estão se tornando alvo das indústrias de alimentos. Os
denominados in-home gourmets , que buscam opções ca- seiras para o tipo de experiência
proporcionada por uma re- feição em restaurantes, os foodies with no time , apreciadores da boa
comida que procuram opções saborosas, mas que pou- pem tempo de preparo e consumo, e as busy moms
, as mães que desejam produtos convenientes, mas que sejam saudáveis para a família.
Além do apelo gastronômico, as refeições em família ou com amigos têm sido
valorizadas pelos consumidores. Confor- Exemplos de produtos para indulgência sem culpa f iGura 5
Fonte: Divulgação p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o
Sorvetes: sem açúcar, com redução do teor de gordura Sorvetes premium : sem aditivos, de
iogurte, com redução de gordura Chocolate sem açúcar, chocolate com frutas, sorvete com
“super” fruta Biscoitos: controle de calorias Sobremesa light Refrigerantes: zero açúcar, controle
de calorias Sorvete premium em versão mini Interação por meio da internet: convite no
Facebook para indulgência sem culpa (sorvete)
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