Brasil Food Trends

81 BrasilFoodTrends2020 Outra pesquisa (8) constatou que os produtos com quan- tidade controlada de calorias (100-cal, 90-cal), apesar de não serem mais novidade nos Estados Unidos, estão se difundindo para a Europa e outros países. maior aproximação da alimentação com a saúde preventiva e os tratamentos clínicos De acordo com dados do Natural Marketing Institu- te (20) , o desejo de prevenir doenças é um dos principais mo- tivos para que os consumidores valorizem uma alimentação mais saudável. De acordo com pesquisa, acima de 70% dos norte-americanos percebem ter carências nutricionais, principalmente em relação ao consumo insuficiente de de- terminados produtos e ingredientes, considerados impor- tantes para a melhora da saúde e a prevenção de doenças, tais como: n Para a saúde do coração é valorizado o consumo de: Ôme- ga 3, aveia, óleo de peixe, antioxidantes, fibras, grãos inte- grais, chocolate amargo, vitamina E, soja e fitoesteróis. Exemplos de produtos relacionados para alimentação saudável e mais nutritiva f iGura 7 Fonte: Divulgação p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Produtos fortificados com vitaminas, sais minerais, fibras etc. Produtos frescos, minimamente processados, saladas pré-lavadas e embaladas (produtos fresh-cut ) Produtos naturais, puros, integrais Produtos mais “leves”: light com redução de gordura, sódio, açúcar, aditivos, à base de soja etc. Produtos de elevado teor nutritivo: romã, frutas vermelhas ( superfruits ), flocos de algas marinhas ( superfoods )

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==