Brasil Food Trends

85 BrasilFoodTrends2020 se mudanças como a segmentação para outros tipos de pú- blico, a utilização de ingredientes naturais (13) (Ex: ginseng, gingko biloba, guaraná, chá verde) e também a extensão das linhas de produtos para o segmento de balas e confeitos (22) . Um mercado a ser observado é o de alimentos “cos- méticos”. Estudo da Business Insights (13) estima uma taxa de crescimento acima de 7%, entre 2000 e 2010, para os suplementos alimentares relacionados à beleza, nos merca- dos da Europa e dos Estados Unidos. Identifica que esses produtos atualmente se concentram principalmente na cate- goria bebidas ( soft drinks ), mas são encontrados também na forma de sobremesas e iogurtes. As empresas têm desenvolvido inovações oferecendo benefícios específicos, como hidratação e bronzeamento da pele, ação anti-idade, fortalecimento das unhas e cabelos, e sensação de estar com o corpo em harmonia (“sentir-se bem por dentro”). No fórum Wellfood (11) foram destacados os produtos associados ao envelhecimento: bebidas com colágeno para prevenir o envelhecimento da pele, produtos com antioxidantes, vitaminas C, D e E, e outros extratos de plantas. Identifica novos produtos com ingredientes mais específicos, como o ácido hialurônico e a luteína, associa- dos à proteção da pele contra a radiação UVB. De acordo com um estudo da Business Insights (13) , o uso de ingredientes naturais deverá ser uma prática frequente para a exploração desse nicho de mercado que ainda está no início do ciclo de vida. Este poderá ser um mercado promissor e já existem produtos brasileiros (com o ingrediente colágeno) explorando esse nicho junto ao público feminino. 5.1.3. ExEmPlOS DE PrODuTOS COm PrOPOSTAS DE VAlOr PArA COnVEnIênCIA E PrATICIDADE Diante da vida atribulada e das novas gerações de consumidores, com poucas habilidade culinárias, identifi- ca-se (15) uma demanda sem precedentes por produtos con- venientes. Vários desses produtos foram destacados anterior- mente, como exemplos para as tendências de sensorialidade e saudabilidade. De forma complementar é conferido foco a p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de produtos relacionados à tendência de conveniência e praticidade BENEFÍCIOS RELACIONADOS À TENDÊNCIA DE CONVENIÊNCIA E PRATICIDADE EXEMPLOS DE PROPOSTAS DE VALOR PARA OS CONSUMIDORES Q uadro 3 Facilidade e praticidade para o preparo de refeições no lar; Economia de tempo, eliminação de tarefas cansativas. Pratos prontos e semiprontos; Alimentos de fácil preparo; Embalagens de fácil abertura, fechamento e descarte; Produtos para forno e micro-ondas; Kits para preparo de refeições; Produtos que eliminam a necessidade de utensílios para o preparo. Snacks ; Produtos em pequenas porções ( snacking , finger food ); Produtos embalados para consumo individual (monodoses); Produtos adequados para comer em trânsito; Produtos adequados para consumo em diferentes lugares e situações; Produtos on-the-go ; Produtos que eliminam necessidade de utensílios para consumo; Produtos para comer em trânsito ou enquanto trabalha. Snacking ; Satisfação de vontade ou saciar a fome fora do horário das refeições; Regular o apetite; Substituir refeições; Preparar lanches; Preparar merenda escolar; Levar alimentos para comer em outros lugares. Elaboração: BFT 2020

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==