Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 86 duas amplas e promissoras categorias de produtos de con- veniência: as refeições prontas e os snacks . Indústria de alimentos: a futura grande chef de cozinha dos lares As tendências de sensorialidade e saudabilidade têm provocado transformações nas refeições preparadas nos la- res, com destaque para uma culinária de melhor qualidade e variedade, como também quanto ao desejo de ter uma dieta mais nutritiva e saudável. Essas exigências, ao ocorre- rem nos serviços de alimentação, têm prestigiado os chefs de cozinha que, com suas técnicas, talento e criatividade, se tornam estratégicos para o upgrade dos cardápios nos restaurantes. Da mesma forma, espera-se que a indústria de alimentos monte equipes de profissionais capazes de desempenhar essa mesma tarefa na criação de refeições prontas ou semiprontas. De acordo a Business Insights (13) , as refeições prontas representam a categoria mais importante para a economia de tempo dos consumidores. Esse estudo observa que existe a tendência de lançamento de maior variedade de refeições para micro-ondas, com destaque para as diferentes marcas de arroz lançadas nos Estados Unidos a partir de 2006, que, além de ficarem prontas em poucos minutos, eliminam as tarefas de preparo e a necessidade de utilização e posterior lavagem de panelas. Sobre esses produtos, o estudo ressalta que, mesmo sendo muito receptivos à economia de tempo e esforço na cozinha, os consumidores desejam uma boa comi- da, ou seja, querem que as refeições prontas tenham também qualidade e sejam saudáveis. Outro nicho destacado (13) é o de refeições prontas, preparadas com receitas caseiras, ou de produtos que fa- cilitem o preparo de refeições tradicionais no próprio lar. Tais produtos, além de convenientes, permitiriam aos con- sumidores uma experiência similar às refeições feitas em casa. Nessa mesma direção, outro trabalho (25) constata que os consumidores desejam soluções saborosas e balanceadas para esse tipo de refeição. Nesse contexto, o mercado de refeições prontas pos- sui um grande potencial de crescimento, uma vez que pos- sam oferecer produtos mais saborosos, saudáveis, de fácil e rápido preparo, a preços acessíveis. Estudo do The South Australian Food Centre (14) identifica que os consumidores es- tão buscando produtos que sejam saudáveis, convenientes e que ofereçam uma boa relação benefícios-preço. A neces- sidade de conveniência tem levado ao crescimento de cate- gorias de produtos, como as refeições e as saladas prontas para consumo. A indústria tem potencial para se revelar ainda mais ver- sátil e criativa do que os grandes chefs de cozinha. Por exem- plo, pode oferecer kits completos e pratos leves para quem deseja fazer dieta de emagrecimento, refeições étnicas como paella ou receita tailandesa de frango com curry (Figura 11), ou ainda uma tradicional torta de frango, como a norte-ame- ricana potpie . Por outro lado, pode atuar como personal chef , fornecendo molhos prontos e temperos sofisticados, que pode- rão trazer elogios dos amigos e parentes após a refeição. Snacks : as peças saborosas e saudáveis de um quebra-cabeça para montar as refeições Os snacks representam uma categoria que abrange uma grande variedade de produtos, entre lanches, refeições leves, petiscos, salgadinhos, salgados e frutas em pedaços, entre outros, que possibilitam o consumo em diferentes lu- gares e momentos, e proporcionam redução do tempo de consumo ou eliminação da necessidade de utensílios tradi- cionais, permitindo a individualização do consumo, já que podem ser consumidos com as mãos no lar, no trabalho ou mesmo em trânsito. De acordo com a análise de uma importante especialis- ta em tendências (7) , os consumidores norte-americanos estão redefinindo seus conceitos de alimentos de conveniência, in- corporando a saudabilidade como o critério mais importante, seguido do fator facilidade de preparo. Portanto, considera que os produtos convenientes à base de frutas reconhecida- mente saudáveis, tais como as blueberries , deverão apresentar o maior crescimento nas vendas, nos próximos anos. Destaca ainda que os produtos que atendam às necessidades nutri- cionais diárias para alguns nutrientes ( shots ) estão formando uma nova categoria de snacks nos mercados dos Estados Uni- dos e no Reino Unido. Em outro trabalho (12) considera-se que o segmento bet- ter-for-you tem apresentado um maior crescimento nos últimos anos, em relação aos snacks tradicionais, devido à maior pre- ferência por produtos em versões sem açúcar, baixo teor de gordura, baixo teor de sódio, com grãos integrais, light , fortifi- cados, porções reduzidas ( mini - snacks ), porções com calorias controladas (100-cal), adição de frutas etc. p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==