Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 86 duas amplas e promissoras categorias de produtos de con- veniência: as
refeições prontas e os snacks . Indústria de alimentos: a futura grande chef de cozinha dos
lares As tendências de sensorialidade e saudabilidade têm provocado transformações nas
refeições preparadas nos la- res, com destaque para uma culinária de melhor qualidade e
variedade, como também quanto ao desejo de ter uma dieta mais nutritiva e saudável. Essas
exigências, ao ocorre- rem nos serviços de alimentação, têm prestigiado os chefs de
cozinha que, com suas técnicas, talento e criatividade, se tornam estratégicos para o upgrade dos
cardápios nos restaurantes. Da mesma forma, espera-se que a indústria de alimentos monte equipes
de profissionais capazes de desempenhar essa mesma tarefa na criação de refeições
prontas ou semiprontas. De acordo a Business Insights (13) , as refeições prontas representam a
categoria mais importante para a economia de tempo dos consumidores. Esse estudo observa que existe a
tendência de lançamento de maior variedade de refeições para micro-ondas, com destaque
para as diferentes marcas de arroz lançadas nos Estados Unidos a partir de 2006, que, além de
ficarem prontas em poucos minutos, eliminam as tarefas de preparo e a necessidade de utilização e
posterior lavagem de panelas. Sobre esses produtos, o estudo ressalta que, mesmo sendo muito receptivos
à economia de tempo e esforço na cozinha, os consumidores desejam uma boa comi- da, ou seja,
querem que as refeições prontas tenham também qualidade e sejam saudáveis. Outro nicho
destacado (13) é o de refeições prontas, preparadas com receitas caseiras, ou de produtos que
fa- cilitem o preparo de refeições tradicionais no próprio lar. Tais produtos, além de
convenientes, permitiriam aos con- sumidores uma experiência similar às refeições feitas
em casa. Nessa mesma direção, outro trabalho (25) constata que os consumidores desejam
soluções saborosas e balanceadas para esse tipo de refeição. Nesse contexto, o mercado
de refeições prontas pos- sui um grande potencial de crescimento, uma vez que pos- sam oferecer
produtos mais saborosos, saudáveis, de fácil e rápido preparo, a preços acessíveis.
Estudo do The South Australian Food Centre (14) identifica que os consumidores es- tão buscando
produtos que sejam saudáveis, convenientes e que ofereçam uma boa relação
benefícios-preço. A neces- sidade de conveniência tem levado ao crescimento de cate- gorias
de produtos, como as refeições e as saladas prontas para consumo. A indústria tem potencial
para se revelar ainda mais ver- sátil e criativa do que os grandes chefs de cozinha. Por exem- plo,
pode oferecer kits completos e pratos leves para quem deseja fazer dieta de emagrecimento,
refeições étnicas como paella ou receita tailandesa de frango com curry (Figura 11), ou ainda
uma tradicional torta de frango, como a norte-ame- ricana potpie . Por outro lado, pode atuar como personal
chef , fornecendo molhos prontos e temperos sofisticados, que pode- rão trazer elogios dos amigos e
parentes após a refeição. Snacks : as peças saborosas e saudáveis de um
quebra-cabeça para montar as refeições Os snacks representam uma categoria que abrange uma
grande variedade de produtos, entre lanches, refeições leves, petiscos, salgadinhos, salgados e
frutas em pedaços, entre outros, que possibilitam o consumo em diferentes lu- gares e momentos, e
proporcionam redução do tempo de consumo ou eliminação da necessidade de utensílios
tradi- cionais, permitindo a individualização do consumo, já que podem ser consumidos com as
mãos no lar, no trabalho ou mesmo em trânsito. De acordo com a análise de uma importante
especialis- ta em tendências (7) , os consumidores norte-americanos estão redefinindo seus
conceitos de alimentos de conveniência, in- corporando a saudabilidade como o critério mais
importante, seguido do fator facilidade de preparo. Portanto, considera que os produtos convenientes à
base de frutas reconhecida- mente saudáveis, tais como as blueberries , deverão apresentar o maior
crescimento nas vendas, nos próximos anos. Destaca ainda que os produtos que atendam às
necessidades nutri- cionais diárias para alguns nutrientes ( shots ) estão formando uma nova
categoria de snacks nos mercados dos Estados Uni- dos e no Reino Unido. Em outro trabalho (12) considera-se
que o segmento bet- ter-for-you tem apresentado um maior crescimento nos últimos anos, em
relação aos snacks tradicionais, devido à maior pre- ferência por produtos em
versões sem açúcar, baixo teor de gordura, baixo teor de sódio, com grãos
integrais, light , fortifi- cados, porções reduzidas ( mini - snacks ), porções com
calorias controladas (100-cal), adição de frutas etc. p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s
p a r a i n o v a ç ã o
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