Brasil Food Trends

89 BrasilFoodTrends2020 5.1.4. ExEmPlOS DE PrODuTOS COm PrOPOSTAS DE VAlOr PArA COnFIABIlIDADE E QuAlIDADE Essa tendência é caracterizada pelo gradativo interesse das pessoas pela procedência dos produtos alimentícios e de seus sistemas de processamento. Dessa forma, esses aspectos passam a ser importantes para as empresas obterem a con- fiança dos consumidores. Na análise das tendências anteriores, de modo geral, iden- tificou-se o valor dos produtos nas suas características intrínse- cas, isto é, nos benefícios presentes na composição dos mesmos. No caso específico da tendência de confiabilidade e qualidade, o valor de um produto é avaliado pelos consumidores quando estes contemplam os processos produtivos e as credenciais do fabri- cante, podendo então perceber os benefícios da compra. Dois aspectos da confiabilidade e qualidade são desta- cados no BFT 2020. O primeiro trata da evolução do mercado de produtos que costumam ser valorizados pela sua origem, forma de fabricação e rastreabilidade. Em seguida, é feita uma breve menção aos sistemas de garantia de qualidade e segu- rança, que costumam ser destacados para o consumidor por meio de selos estampados nos rótulos. A evolução do mercado de produtos naturais e orgânicos De acordo com a Mintel (26) , o mercado norte-america- no de alimentos orgânicos cresceu 142% de 2003 a 2008, atingindo vendas no valor de US$ 5,2 bilhões em 2008. No entanto, observa que o crescimento deverá ser menor nos próximos anos, em parte por causa da concorrência dos pro- dutos naturais, que também têm conquistado a preferência dos consumidores. Outro estudo (7) também constata que, nos Estados Unidos, os alimentos orgânicos têm reduzido sua atratividade relativamente a outros aspectos mais valo- rizados atualmente pelos consumidores, estando, em ordem de importância, após os fatores “frescor”, “sem hormônios” e “natural”. Por outro lado, pesquisa da Mintel (26) considera que, por ser maior o consumo de orgânicos pelo público jo- vem, deverá haver a sustentação das vendas no futuro, pois, p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de produtos relacionados à tendência de confiabilidade e qualidade BENEFÍCIOS RELACIONADOS À TENDÊNCIA DE CONFIABILIDADE E QUALIDADE EXEMPLOS DE PROPOSTAS DE VALOR PARA OS CONSUMIDORES Q uadro 4 Garantia de que os produtos foram elaborados com ingredientes isentos de substâncias não orgânicas e de melhor qualidade (características naturais, frescor). Qualidade percebida pela forma de processamento (tecnologia moderna, manutenção de padrão). Produtos naturais; Orgânicos; Produtos com rastreabilidade e identificação da origem; Tecnologia de ponta. Processos de gerenciamento de riscos; Sistemas de certificação de qualidade e segurança (HACCP, ISO 22000 etc.) e selos na rotulagem; Embalagens ativas e inteligentes; Credibilidade de marca; Rotulagem informativa e outros canais de comunicação com os consumidores. Garantia de qualidade e segurança dos alimentos (processos seguros de distribuição, produção e armazenagem segura; redução de riscos). Produtos adequados e seguros para necessidades específicas (diabéticos, vegetarianos, celíacos etc.). Alimentos em bom estado de preservação. Elaboração: BFT 2020

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==