Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 92 aos problemas relacionados ao meio ambiente e à pobreza, e a preocupação com o bem-estar animal. A empresa Innova (21) também identifica o crescimento da oferta de produtos de fairtrade no mercado mundial, sendo mais populares nas categorias de chocolates, cafés, chás, ce- reais e bebidas de frutas. No mercado de produtos em sistema de fairtrade , as maiores inovações têm sido lançadas no Reino Unido. Entre- tanto, a partir de 2008, verifica-se um aumento do interes- se por esse tipo de produto alimentício nos Estados Unidos, principalmente nas redes varejistas com foco em alimen- tos saudáveis, porém, já com a introdução de uma marca de café na rede Wal-Mart. Observa-se que esses produtos costumam ser oferecidos a preços elevados, o que estaria impedindo o aproveitamento de um nicho de mercado que tende a crescer em popularidade (13) . Além disso, mesmo que de forma incipiente, tem cres- cido entre os consumidores a noção de pegadas de carbono. A Innova cita esforços de P&D para criar sorvetes prontos que po- dem ser congelados pelo próprio consumidor, que assim econo- p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de selos e certificações associados à qualidade e segurança dos alimentos F igura 14 Fonte: Divulgação Sistemas de certificação de produtos orgânicos Certificados de garantia: produção local, produto vegetariano, produtos kosher Sistemas de certificação de produção segura de alimentos

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==