Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 92 aos problemas relacionados ao meio ambiente e à pobreza, e a
preocupação com o bem-estar animal. A empresa Innova (21) também identifica o crescimento da
oferta de produtos de fairtrade no mercado mundial, sendo mais populares nas categorias de chocolates,
cafés, chás, ce- reais e bebidas de frutas. No mercado de produtos em sistema de fairtrade , as
maiores inovações têm sido lançadas no Reino Unido. Entre- tanto, a partir de 2008,
verifica-se um aumento do interes- se por esse tipo de produto alimentício nos Estados Unidos,
principalmente nas redes varejistas com foco em alimen- tos saudáveis, porém, já com a
introdução de uma marca de café na rede Wal-Mart. Observa-se que esses produtos costumam ser
oferecidos a preços elevados, o que estaria impedindo o aproveitamento de um nicho de mercado que tende
a crescer em popularidade (13) . Além disso, mesmo que de forma incipiente, tem cres- cido entre os
consumidores a noção de pegadas de carbono. A Innova cita esforços de P&D para criar
sorvetes prontos que po- dem ser congelados pelo próprio consumidor, que assim econo- p r o d u t o s -
o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de selos e certificações
associados à qualidade e segurança dos alimentos F igura 14 Fonte: Divulgação Sistemas
de certificação de produtos orgânicos Certificados de garantia: produção local,
produto vegetariano, produtos kosher Sistemas de certificação de produção segura de
alimentos
Made
with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==