Brasil Food Trends

93 BrasilFoodTrends2020 mizariam energia gasta na cadeia do frio, desde o transporte da indústria e a estocagem no varejo. O produto pode permanecer à temperatura ambiente e, para o consumo, deve ser agitado pelo consumidor e posto no congelador por algumas horas. Das necessidades e desejos individuais ao bem-estar coletivo Os consumidores estão se tornando receptivos aos produ- tos que provoquem menor impacto sobre o meio ambiente, valo- rizando embalagens recicláveis, produtos associados à luta contra o desmatamento, produtos fabricados por empresas que contri- buem para a preservação do meio ambiente e produtos fabricados por meio de processos sustentáveis, entre outras categorias. Um estudo da Business Insights (13) observou que a pro- liferação no mercado de produtos alimentícios de diferentes países e a preocupação com o meio ambiente e a origem dos alimentos, estão favorecendo o consumo de itens produzidos localmente, ou em regiões próximas, por esses terem menos pegadas de carbono ( carbon footprints ). p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de produtos relacionados à tendência de sustentabilidade e ética BENEFÍCIOS RELACIONADOS À TENDÊNCIA DE SUSTENTABILIDADE E ÉTICA EXEMPLOS DE PROPOSTAS DE VALOR PARA OS CONSUMIDORES Q uadro 5 Exercício da cidadania; Contribuição para causas sociais; Consumo solidário; Respeito a valores éticos. Produtos de sistema de fairtrade ; Produtos vinculados a causas sociais, organizações filantrópicas; Produtos de empresas sustentáveis; Empresas com programas avaliados e certificados de responsabilidade social socio-ambiental; Sistemas de certificação de ética empresarial; Produtos que não sejam associados a maus-tratos aos animais; Produtos que não ameacem a preservação de espécies; Rotulagem social. Produtos com redução de “pegadas” de carbono ( carbon footprint ); Produtos de baixo impacto ambiental; Embalagens recicláveis e recicladas; Certificações e selos ambientais; Produtos vinculados a causas ambientais; Produtos e embalagens racionalizados; Processos produtivos sustentáveis; Processos eficientes; Revalorização de materiais; Processos com utilização de fontes renováveis; Gerenciamento de resíduos e emissões; Produtos de empresas sustentáveis; Empresas com programas avaliados e certificados de responsabilidade social socio-ambiental. Contribuição para a preservação do meio ambiente Elaboração: BFT 2020

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==