Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 94 Na mesma direção, pesquisa da Mintel (19) identificou um interesse
crescente dos norte-americanos em relação à sustentabilidade dos alimentos consumidos.
Constatou (32) que 35% dos consumidores declararam que estariam dispostos a pagar mais por produtos que
não causem impactos negativos ao meio ambiente ( environmentally friendly ). Estudo da empresa XTC (8)
identifica como novidades os produtos que informam os índices de carbono, a redu- ção de
carbono ao longo da cadeia produtiva, o respeito aos animais, a utilização de materiais reciclados
e naturais. Observa que, embora essa tendência ainda se manifeste com intensidade bem inferior às
demais, ela vem crescendo nos últimos anos. O estudo considera que a discussão, em âmbito
mundial, dos problemas relacionados ao meio am- biente, é uma das principais causas da
preocupação com a sustentabilidade dos alimentos consumidos (8) . p r o d u t o s - o p o r t u n
i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de produtos com apelo à solidariedade e ao
comportamento ético das empresas F igura 15 Fonte: Divulgação Produtos cujo consumo é
associado ao auxílio de causas sociais: sorvete, mix de castanhas e amendoim Produtos de fairtrade
(consumo associado ao auxílio de pequenos produtores e comunidades vulneráveis): arroz, sorvete,
biscoito, chocolates, quinoa, chá verde Selo e programa de identificação de empresas com
conduta ética, com participação em projeto sociais Selos de identificação de
produtos fairtrade Sistemas de certificação e produtos fabricados sem maus-tratos a animais
Made
with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==