Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 94 Na mesma direção, pesquisa da Mintel (19) identificou um interesse crescente dos norte-americanos em relação à sustentabilidade dos alimentos consumidos. Constatou (32) que 35% dos consumidores declararam que estariam dispostos a pagar mais por produtos que não causem impactos negativos ao meio ambiente ( environmentally friendly ). Estudo da empresa XTC (8) identifica como novidades os produtos que informam os índices de carbono, a redu- ção de carbono ao longo da cadeia produtiva, o respeito aos animais, a utilização de materiais reciclados e naturais. Observa que, embora essa tendência ainda se manifeste com intensidade bem inferior às demais, ela vem crescendo nos últimos anos. O estudo considera que a discussão, em âmbito mundial, dos problemas relacionados ao meio am- biente, é uma das principais causas da preocupação com a sustentabilidade dos alimentos consumidos (8) . p r o d u t o s - o p o r t u n i d a d e s p a r a i n o v a ç ã o Exemplos de produtos com apelo à solidariedade e ao comportamento ético das empresas F igura 15 Fonte: Divulgação Produtos cujo consumo é associado ao auxílio de causas sociais: sorvete, mix de castanhas e amendoim Produtos de fairtrade (consumo associado ao auxílio de pequenos produtores e comunidades vulneráveis): arroz, sorvete, biscoito, chocolates, quinoa, chá verde Selo e programa de identificação de empresas com conduta ética, com participação em projeto sociais Selos de identificação de produtos fairtrade Sistemas de certificação e produtos fabricados sem maus-tratos a animais

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==