Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 69 Claire I.G.L. Sarantopoulos Raul Amaral Rego Tiago B. H. Dantas Fiorella B. H. Dantas Sandra B. M. Jaime, Anna Lúcia Mourad Marisa Padula Capítulo 3 AS TENDÊNCIAS DE EMBALAGEM Os fatores ( drivers ) que influenciam o mercado de embalagens provocam mudanças de comportamentos habituais de consumo, que adquirem um novo perfil. Essas mudanças trazem desafios e oportunidades para as empresas em toda a cadeia produtiva, uma vez que propiciam o lançamento de novas soluções para atender à nova demanda e até podem provocar a substituição de categorias de produtos. SARANTÓPOULOS, C. I. G. L. et al. As tendências de embalagem. In: BRASIL pack trends 2020. Campinas: ITAL, 2012. cap. 3, p. 67-83. No cenário atual, em que tais transformações se manifestam intensamente, a inovação torna-se uma es- tratégia competitiva essencial, seja para o crescimen- to, seja para a sobrevivência no longo prazo. Assim, a análise das tendências é destacada como uma etapa fundamental do processo de inovação, pois oferece as alternativas de investimento, conforme as perspectivas de atratividade, viabilidade, risco e retorno.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==