Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 70 as tendências de embalagem O projeto Brasil Pack Trends 2020 visa ser um instrumento facilitador na etapa de avaliação de ten- dências do processo de inovação. Ao mesmo tempo, es- tabelece um elo entre as possibilidades de desenvolvi- mento de novas embalagens e as soluções tecnológicas disponíveis para sua realização. Para cumprir esse obje- tivo, o trabalho apresenta o quadro geral das tendências que se manifestam no setor de embalagens, construído a partir da coleta de informações de fontes especia- lizadas, as quais foram analisadas e sistematizadas pela equipe de profissionais experientes do mercado e pesquisadores do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). 3.1 AS BASES PARA A DEFINIÇÃO DAS MACROTENDÊNCIAS DE EMBALAGEM O objetivo deste documento não é prever o futuro, mas informar o leitor sobre certos pontos de vista e pos- sibilidades futuras, para estimular ideias e dar suporte a estratégias competitivas para desenvolvimento e uso de embalagens. Trazer à tona conhecimento existente e estru- turá-lo para ajudar a pensar sobre o futuro. O pensamento de longo prazo assegura políticas proativas e ajuda a mol- dar o futuro na direção que desejamos ver estabelecida. Na execução do projeto Brasil Pack Trends 2020 foram estudados diversos relatórios sobre tendências, com diferentes abordagens e propósitos. A seleção des- ses estudos teve como critério principal a notoriedade e a credibilidade das instituições executoras. Considerando que vários estudos analisados tra- tam das tendências em âmbito global, a equipe de autores destacou aquelas que, no seu entendimento, deverão ter maior representatividade no mercado bra- sileiro. Portanto, os resultados apresentados não pos- suem caráter conclusivo, mas visam enriquecer a análi- se própria das empresas sobre as questões tecnológicas que poderão ser estratégicas futuramente. De forma resumida, são apresentados alguns do- cumentos selecionados entre os mais recentes e que apresentaram estudos em maior profundidade sobre os temas abordados no Brasil Pack Trends 2020: • Brasil Food Trends 2020 (BRASIL..., 2010) : o Brasil Pack Trends 2020 representa um desdobramento des- se trabalho realizado pelo ITAL, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no que diz respeito a embalagens para as áreas de alimentos e bebidas. Contém um capítulo específico sobre o impacto das tendências da ali- mentação sobre o setor de embalagens, elaborado com base nas cinco macrotendências definidas para o consumo de alimentos e bebidas: Sensorialidade e Prazer, Saudabilidade e Bem-estar, Conveniência e Praticidade, Qualidade e Confiabilidade, Sustenta- bilidade e Ética. • The Fast Moving Consumer Goods Packaging Market 2012- 2022 (THE FAST..., 2010) : elaborado pela empresa Vi- siongain, especializada em estudos de mercado, apresenta estatísticas e projeções para o mercado de embalagens, para diferentes países, incluindo o Brasil, contemplando os segmentos Food, Beverage, Health Care e Personal Care. • The Future of Packaging – Long-term Scenarios to 2020 (THE FUTURE..., 2009) : publicado pelo renomado instituto Pira International, identifica fatores de influência e tendências para o mercado de embalagens. Con- sidera diferentes segmentos em sua análise: Food and Drink, Cosmetics and Healthcare, Industrial and Transport, e Other Consumer Packaging. Inclui a análise de tendências específicas para os diferentes materiais de embalagens: papel e papelão, plástico flexível, plástico rígido, metal e vidro. • Packaging Solutions Throughout The Supply Chain - Techno- logy, trends and future outlook (BARNETT, 2012) : estudo da empresa Business Insights que destaca os desafios da cadeia produtiva de embalagem para aumento da inovação, aumento da produtividade e redução de custos. Analisa o impacto das políticas de susten- tabilidade e de novas tecnologias sobre o setor de embalagens. Apresenta vários estudos de caso so- bre empresas com aplicações de tecnologias nano, RFID, para redução de resíduos etc. • Consumer Packaging Report 2011/12 (REXAM..., 2011) : es- tudo elaborado pela empresa Rexam, apresenta um panorama da indústria de embalagens, com análi-

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