Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 87 Tradicionalmente, os desenvolvimentos de emba- lagens tinham como foco atender às funções primárias de contenção, proteção e armazenamento, resultando em produtos embalados com utilidade e conveniência abaixo do desejado. Apenas nos desenvolvimentos mais recentes é que se pode observar maior atenção a tais funções, uma vez que fabricantes e usuários estão mais atentos àquilo que o consumidor espera da embalagem (DUIZER et al. , 2009). O consumidor atual busca o time-saving , tende a estar cada vez mais atento às características que trazem praticidade à sua vida, considerando desde os aspectos mais básicos, como a facilidade de abertura, a possi- bilidade de refechamento e a forma de preparo ou de utilização do produto, até os mais sofisticados, como o consumo on-the-go , os indicadores de frescor e os dis- positivos de interatividade. A conveniência não é apenas uma indulgência, mas propicia a redução de desperdício e facilita a vida dos idosos, dentre outros fatores. A im- portância da conveniência é indiscutível e o desafio é que ela seja oferecida de forma que o consumidor acre- dite nisso para tomar suas decisões de forma consciente Tiago B. H. Dantas Fiorella B. H. Dantas Capítulo 4 CONVENIÊNCIA E SIMPLICIDADE Hoje, a embalagem é uma ferramenta cada vez mais versátil e funcional para usuários e consumidores. Ela pode atuar na promoção da marca, sendo em alguns casos a própria marca, e também no processo de decisão de compra do consumidor. Nesse sentido, a conveniência e a simplicidade de uma embalagem e as informações que esta contém podem ser determinantes na escolha de um produto no ponto de venda. DANTAS, T. B. H.; DANTAS, F. B. H. Conveniência e simplicidade. In: BRASIL pack trends 2020. Campinas: ITAL, 2012. cap. 4, p. 85-105.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==