Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 88 conveniência e simpl icidade (CULLEN; STEMBRIDGE, 2011). Dessa forma, fabrican- tes e usuários devem estar atentos a essas tendências, de forma que suas embalagens sejam adequadas a este novo consumidor, em constante mudança e evolução. Um importante conceito que engloba a questão da conveniência aplicada ao consumidor é o design universal ( Universal Design ). Esse conceito é extensi- vamente aplicado ao design de produtos, simplifican- do a utilização destes por pessoas de todas as idades e com diferentes níveis de habilidade. Outro conceito de design , o design com foco no usuário ( User-Centred Design ), avalia as necessidades do consumidor e a es- tética dos produtos (YIANGKAMOLSING et al. , 2010). Os princípios que regem o conceito de design universal foram estabelecidos em 1997 pelo Centro para o Design Universal, na Universidade Estadual da Carolina do Norte, e são apresentados a seguir: utili- zação equitativa, ou seja, o design pode ser utilizado por pessoas de diversas capacidades; utilização flexível; utilização simples e intuitiva; informação discernível; tolerância ao erro, isto é, o design minimiza perigos e as consequências adversas de ações acidentais ou não in- tencionais; baixo esforço físico; dimensões apropriadas. Com base nesses princípios do design universal, utilizados na identificação de requisitos voltados a em- balagens flexíveis, os pesquisadores Yiangkamolsing et al. (2010) identificaram cinco princípios relevantes do design universal aplicados à embalagem: 1. Uso conveniente, intuitivo e simples 2. Informação discernível 3. Design gráfico e estrutural 4. Facilidade de abertura 5. Utilização equitativa Logicamente, esses são alguns dos aspectos a serem observados no desenvolvimento de inovações em embalagens, principalmente quando se consideram as constantes mudanças sociais e comportamentais do consumidor moderno. Assim, neste capítulo, apresenta- remos as principais tendências voltadas à conveniência e à simplicidade, com base em informações obtidas em diversas fontes, desde relatórios de mercado e artigos científicos até boletins eletrônicos de inovação e con- cursos no setor de embalagens. O Quadro 4.1 apresenta os desdobramentos das macrotendências descritas nes- te capítulo, bem como as contribuições da embalagem relacionadas a tais macrotendências. 4.1 FUNCIONALIDADE EM FOCO O grande número de produtos lançados no mer- cado e as mudanças no estilo de vida exigem projetos de embalagens diferenciados; tal diferenciação pode apresentar melhores resultados se voltada à funcionali- dade da embalagem, principalmente no que se refere à facilidade de abrir, segurar, carregar e descartar, a pos- sibilidade de refechar, a simplicidade de uso, preparo e consumo, dentre outros fatores. Facilidade de abertura Esta é uma funcionalidade já presente em prati- camente todas as categorias de produtos. Um dos prin- cipais fatores de demanda para isso é o envelhecimento da população, mas os desenvolvimentos nessa área po- dem ir além disso (ANNETTE, 2008). Como exemplo, podemos citar a tampa de fácil abertura Zork. Origi- nalmente desenvolvido para garrafas de vinho, com o apelo de vedar como uma tampa de rosca, mas com a propriedade de “estourar” como uma rolha de cortiça, o sistema é composto de três partes: uma parte exter- na que permite fácil visualização em caso de violação; uma folha metálica interna que provê barreira ao oxigê- nio; e uma peça interna que proporciona o “estouro” no momento da abertura e permite o refechamento após o consumo ( Figura 4.1 ).

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