Hambúrgueres Industrializados

10 Os registros existentes sobre as origens dos hambúrgueres permitem supor que o fato de serem opções nutritivas, saborosas, de baixo custo e praticidade de preparo, foi determinante à sua incorporação aos hábitos alimentares de diversos países, tanto para consumo em lanchonetes como para as refeições domésticas. Além desses atributos, atualmente, os hambúrgueres passam por um momento de transformação quanto aos benefícios percebidos pelos consumidores. O estudo Brasil Food Trends 2020 (BRASIL..., 2010) serve como base para entender esse processo de transformação nas características dos hambúrgueres industrializados, a partir da análise, nos mercados brasileiro e global, de diferentes produtos, à luz das macrotendências Conveniência e Praticidade, Sensorialidade e Prazer, Saudabilidade e Bem- estar, Confiabilidade e Qualidade e Sustentabilidade e Ética. Produtos congelados trouxeram a experiência de consumo de hambúrgueres em lanchonetes, de forma conveniente e econômica. Hambúrgueres prontos para aquecimento emmicro-ondas e kits para preparo ampliaram a conveniência desses produtos. HÁBITOS e TENDÊNCIAS de consumo Exemplos de hambúrgueres relacionados à macrotendência CONVENIÊNCIA E PRATICIDADE HAMBÚRGUERES INDUSTRIALIZADOS Em 2010, a macrotendência Conveniência e Praticidade se destacou como a mais presente napopulaçãobrasileira (BRASIL..., 2010). Estudo recente sobre o consumo de carnes (THE..., 2019) constatou que os consumidores estão valorizando muito a conveniência, acarretando o crescimento da demanda por produtos que eliminem uma ou mais etapas de preparação, prontos para consumo e, em maior volume, os kits para preparo de refeições com todos os ingredientes necessários e a respectiva receita. Observou que os jovens entre 18 e 24 anos são os consumidores que dedicam menos tempo no preparo de suas refeições, indicando que a conveniência para este público tende a ser cada vez mais importante. Da mesma forma, relatóriodepesquisadoFoodMarketing Institute (FMI) e do North AmericanMeat Institute (NAMI) observou acentuado crescimento nas vendas de produtos cárneos com foco na conveniência (POWER..., 2019).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==