Indústria de Alimentos 2030

Apresentação • As informações, muitas vezes disponíveis na língua inglesa, estão sintetizadas e traduzidas da forma mais literal e neutra possível, de modo a mostrar a realidade sem juízo de valor, isto é, sem fazer avaliações positivas ou negativas dos compromissos, ações e resultados alcançados pelas empresas. O objetivo é permitir que os leitores possam fazer suas próprias avaliações; • O número menor ou a ausência de dados para alguma empresa, em um ou mais dos temas abordados, não significa que esta não tenha ações na área, mas sim que não foram identificadas informações até a data desta publicação; • Os dados não devem ser utilizados para divulgação externa, uma vez que a empresa em questão pode dispor de informes mais detalhados e atualizados. • O conteúdo apresentado consolida as informações contidas em diversas fontes oficiais de grandes empresas do setor alimentício, principalmente sites e relatórios institucionais. Apesar de destacar uma grande quantidade e variedade de iniciativas das empresas, representa um resumo dessas iniciativas, cujo conjunto total e mais detalhado pode ser consultado nas fontes pesquisadas. Informações complementares poderão ser adicionadas ao c o n t e úd o o n l i n e d o we b s i t e “ a l i me n t o s processados”; Algumas observações são importantes para o leitor interessado em conhecer estas ações: • O critério inicial para a seleção das empresas pesquisadas foi a sua posição superior no ranking das indústrias no Brasil e no mundo, além da disponibilidade de informações públicas sobre os temas abordados; desperdícios, reduzir a pegada de carbono, reduzir a pegada de água e sustentabilidade dos ingredientes da cadeia de fornecedores. Em TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA COMUNICAÇÃO estão as ações a garantir a transparência na comunicação com os consumidores e a sociedade e para a prát i ca da publ i c idade e propaganda responsáveis. Há muitos anos, várias empresas do setor de alimentos têm realizado ações para ajustar sua oferta de produtos às demandas da sociedade por alimentos mais saudáveis e sustentáveis. De um lado, elas procuram desenvolver produtos com ênfase em propostas de valor relacionadas à saudabilidade, bem-estar, confiabilidade, qualidade, sustentabilidade e ética, macrotendências do consumo de alimentos que, em 2010, foram identificadas pelo estudo Brasil Food Trends 2020 (BRASIL..., 2010) com grande potencial de crescimento no mercado brasileiro. Por outro lado, ampliando o foco além dos consumidores, as estratégias corporativas das indústrias têm procurado mecanismos para alinhar seus interesses mercadológicos com as demandas sociais e ambientais do poder público e da sociedade civil, pelo reconhecimento de que o sucesso nos mercados, futuramente, estará reservado a quem demonstrar forte compromisso e resultados tangíveis em relação à responsabilidade social e à sustentabilidade. Apesar de estas ações transformadoras definirem metas e indicadores, presentes em matrizes de materialidade e divulgadas, periodicamente, em relatórios, websites e outros meios que as empresas tornam públicos e de livre acesso, são poucas as pessoas que conseguem ter uma visão abrangente da magnitude da contribuição social de muitas empresas do setor de alimentos e bebidas não alcoólicas, dadas a complexidade e a quantidade de informações. Por essa razão, no âmbito do projeto Alimentos Industrializados 2030, foi desenvolvido este estudo que, após a análise de documentos de 17 empresas, realizou uma síntese de iniciativas empresariais em 10 temas comuns, que marcarão o posicionamento estratégico da indústria na próxima década, com grandes transformações em seus portfólios de PRODUTOS, sustentabilidade da PRODUÇÃO, e nas formas de COMUNICAÇÃO com os consumidores e a sociedade civil. Essas iniciativas estão apresentadas em três blocos. O bloco AUMENTO DO VALOR NUTRICIONAL DE PRODUTOS considera ações para melhorar o perfil de nutrientes, reduzir os teores de gorduras, sódio e açúcares. Em SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO são descritas as iniciativas para a redução de perdas e ALIMENTOS DE INDÚSTRIA 2030 Os editores

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==