Indústria de Alimentos 2030

14 INDÚSTRIA DE ALIMENTOS 2030 Para a condução dos diversos programas internos relacio- nados aos temas materiais há ainda a tendência de aumentar esforços para participar em trabalhos cooperativos, por meio de entidades setoriais, a criação de instituições específicas para a governança de temas materiais específicos ou adesão a instituições já existentes com o mesmo propósito. Esse mo- vimento tem feito com que as empresas acabem se associan- do a fóruns, consórcios, alianças, protocolos, programas etc., como é o caso da participação destas em várias iniciativas institucionais, como Bolsa Floresta, Bom Sucro, CEO Water Mandate, CFA Cool Farm Alliance, Champions 12.3, Food Wasre Reduction Alliance, Global Coalision for Animal Well- fare, IDH The Sustainable Trade Initiative, IFBA International Food & Beverage Alliance, Programa Brasileiro GHG Protocol, ReFED, Rede Rotulagem, Coalizão Embalagens, SinDEsper- dicio, Sustainable Food Lab, The Consumers Goods Forum, e The Sustainability Consortium, entre outros. Exemplos de fóruns, consórcios, alianças, protocolos, programas com participação das empresas como membros. Fonte: Divulgação. Elaboração: Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL. Portanto, a gestão de temas materiais, como parte integran- te dos negócios, além das dificuldades administrativas, tende a gerar despesas adicionais significativas. Torna-se um desafio para as grandes companhias e uma tarefa bem difícil para as médias indústrias. No caso das micro e pequenas empresas, que representam mais de 90% do número de indústrias de alimentos e bebidas não alcoólicas no País, parece ser prati- camente inviável sem que ocorram incentivo e apoio externos. Portanto, na trajetória da indústria rumo a 2030, será es- sencial o estabelecimento de sólidas parcerias, entre as quais se destaca a importância das instituições de ciência e tecno- logia de alimentos na geração da base de informações téc- nicas e científicas, que dispõem da neutralidade necessária para dar suporte às empresas, para alcançar maior eficácia de suas iniciativas a um menor custo, e para o poder público, na formulação das novas normas, regulamentos e políticas que, certamente, surgirão em grande profusão nos próximos anos. Exemplos desse tipo de parceria são o projeto “Brasil Processed Food 2020” ( ver http://alimentosindustrializados. com.br/142/ ) , já concluído, e o presente projeto “Alimentos Industrializados 2030”, ambos realizados pelo ITAL em cola- boração com as indústrias e as entidades setoriais.

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