Indústria de Alimentos 2030

23 AÇÕES PARA O AUMENTO DO VALOR NUTRICIONAL DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INDUSTRIALIZADOS O aumento do valor nutricional de diversos produtos alimentícios in- dustrializados tem sido realizado por meio da inovação tecnológica orien- tada conforme as tendências de consumo. Em primeiro lugar, de forma crescente, as pessoas têm se preocupado em manter uma dieta mais rica em nutrientes, gerando uma forte deman- da por alimentos e bebidas com maior presença de grãos integrais, frutas, amêndoas, fibras, proteínas e vitaminas, entre outros ingredientes. Existe também a procura por alimentos e bebidas com propriedades funcionais, isto é, capazes de contribuir para o aumento da imunidade, da saúde cardiovascular, saúde digestória etc. Por outro lado, muitos consumidores têm procurado evitar alimentos com maiores quantidades de gorduras, calorias, açúcares e sódio, preocu- pados com o controle do peso e da pressão arterial, aumento da imunidade e prevenção de doenças associadas à má alimentação. Além disso, as em- presas também vêm reformulando vários produtos para ficarem em con- formidade com os acordos firmados com as autoridades da área de saúde. Para atender a estas demandas, várias empresas têm estabelecido pa- râmetros mínimos para o conteúdo de nutrientes considerados “positi- vos” (Ex.: fibras, proteínas etc.), de modo a orientar o lançamento de novos alimentos e bebidas não alcoólicas. Também têm definido metas para a redução de açúcares, sódio e gorduras nos produtos.

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